Últimas notícias

Primeiro Encontro Estadual de Pesca e Aquicultura discute segurança e traça rumos do setor no Brasil

Evento acontece no dia 5 de abril no Centro de Convenções de Salvador com foco na atividade produtiva que reúne mais de 1 milhão de profissionais em todo o país, 116.989 só na Bahia

Primeiro Encontro Estadual de Pesca e Aquicultura discute segurança e traça rumos do setor no Brasil
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

26/03/2024 7:40pm

Salvador vai sediar o I Encontro Estadual de Pesca e Aquicultura no dia 05 de abril de 2024, das 9h às 17h. O evento acontece no Centro de Convenções da capital baiana e reúne representantes da Marinha, do INSS, do Banco do Nordeste, além de gestores públicos nacionais, estaduais e municipais.

Promovido pela Federação dos Pescadores do Estado da Bahia (Fepesba), o encontro pretende contribuir para o desenvolvimento técnico dos profissionais do setor, discutir e intensificar as ações para o desenvolvimento social e melhoria de vida dos homens e mulheres vinculados às mais de 78 colônias, associações e cooperativas relacionadas com a entidade.

A proposta, de acordo com a Fepesba, é de ampliar os conhecimentos, promover práticas mais sustentáveis e discutir o futuro da atividade no Brasil, em pleno alinhamento com a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca.

As palestras e rodas de conversa programadas para o evento pretendem levar aos mais de 1.200 participantes já confirmados a apresentação de técnicas de piscicultura, manutenção das carteiras dos pescadores, treinamento em segurança na navegação, além de capacitar os gestores em relação ao novo Cadastramento e Recadastramento do PesqBrasil, o registro de profissionais realizado na plataforma GOV.BR.

Um levantamento divulgado em novembro de 2023 pelos ministérios da Pesca e Aquicultura, Trabalho e Emprego, e Previdência Social, aponta que o Brasil tem 1.035.478 pescadores profissionais ativos, todos devidamente licenciados. Do total, 507.896 são mulheres, o equivalente a 49%.

Segundo o estudo, a Bahia é o terceiro estado no país em número de profissionais do setor, com 116.989 pescadores e pescadoras cadastrados no Registro Geral da Atividade Pesqueira (SISRGP). O Maranhão lidera o ranking, com 267.626, seguido pelo Pará (208.411).