Sistema FIEB leva inovação, sustentabilidade e capacitação para a ConstruNordeste 2025
Foto: Antônio Cavalcante/Coperphoto/Sistema FIEB. O Sistema FIEB terá presença marcante na ConstruNordeste 2025, maior encontro da construç...
Foto: Semdec / Divulgação
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), participa do 20º Congresso Bahia RH, promovido pela ABRH-BA, nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, no Centro de Convenções Salvador. O evento, considerado o maior do estado na área de gestão de pessoas, permite à gestão municipal estreitar laços com departamentos de RH das empresas, apresentar resultados das políticas públicas de emprego e alinhar ações de qualificação às demandas do mercado.
Durante o congresso, o Simm contará com estande institucional para apresentar serviços como cadastro de oportunidades, Treinar para Empregar e intermediação de mão de obra. Os empregadores poderão conhecer o funcionamento do Simm por meio de apresentações em vídeo, folders e QR codes, facilitando processos seletivos mais ágeis.
Para a titular da Semdec, Mila Paes, a participação no Congresso é estratégica para consolidar Salvador como referência em geração de emprego e qualificação profissional. “É uma oportunidade de mostrar ao mercado que Salvador planeja e organiza ações de emprego e renda, além de estreitar parcerias que garantam acesso efetivo às oportunidades de trabalho”, afirmou.
A diretora de Trabalho e Qualificação da Semdec, Cristiane Moura, destaca que o evento permite ouvir as demandas das empresas e ajustar políticas públicas às necessidades reais do mercado. “O Congresso aproxima o setor público do privado, fortalecendo parcerias que geram emprego e renda e mostrando como o Simm atua de forma ágil e humanizada”, disse.
Atuando de forma gratuita, o Simm orienta trabalhadores sobre currículos, promove oficinas de empregabilidade e conecta candidatos a empresas. De janeiro a agosto de 2025, foram ofertadas cerca de 6 mil vagas, intermediados mais de 23 mil candidatos e certificadas aproximadamente 3 mil pessoas em cursos de qualificação. Atualmente, os setores com maior demanda são serviços e comércio, com valorização de profissionais com qualificação técnica, habilidades comportamentais e jovens capacitados em tecnologia e atendimento ao cliente.
“Cada parceria com uma empresa significa mais oportunidades para os soteropolitanos. Quando os empregadores conhecem e confiam no trabalho do Simm, ampliamos o número de vagas e fortalecemos a rede de empregabilidade da cidade”, concluiu Cristiane Moura.
Foto: Antônio Cavalcante/Coperphoto/Sistema FIEB. O Sistema FIEB terá presença marcante na ConstruNordeste 2025, maior encontro da construç...
Foto: Freepik Um apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) afetou parte da Bahia e outros 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O Opera...
Foto: Nicksson Melo / g1 Pará A fé tomou conta das ruas de Belém neste domingo (12) durante a 233ª edição do Círio de Nazaré, que reuniu ...