Fotos: Betto Jr / Secom PMS
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, recebeu em seu gabinete, na manhã deste domingo (2), o embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Sharif Al Suwaidi, e a chefe do Departamento de Assuntos Econômicos, Muna Al Falahi. Durante o encontro, as autoridades reforçaram os laços de cooperação e discutiram oportunidades de parceria e investimento na capital baiana.
O embaixador demonstrou interesse em conhecer mais a fundo o potencial econômico de Salvador, especialmente nas áreas de saúde, tecnologia, logística e produção de medicamentos. Segundo ele, esses setores estão entre as prioridades de empresas dos Emirados Árabes Unidos que buscam expandir seus negócios em diferentes regiões do mundo.
Bruno Reis destacou o ambiente favorável da cidade para novos empreendimentos e convidou o diplomata a participar de futuras agendas com o setor produtivo local. “Buscamos parceiros confiáveis e relações de longo prazo, baseadas na transparência e na valorização mútua. Há grande interesse em encontros presenciais entre investidores e representantes brasileiros para avaliar oportunidades concretas de cooperação”, afirmou Suwaidi.
Outro tema abordado foi o turismo, setor de grande interesse para os investidores árabes. O embaixador ressaltou que a segurança é um fator essencial para o fortalecimento da atividade e compartilhou experiências dos Emirados Árabes Unidos, país reconhecido mundialmente pelo uso de tecnologias avançadas de vigilância e monitoramento urbano, como câmeras inteligentes e sistemas integrados de controle.
O prefeito destacou que a capital baiana avança na mesma direção. “Estamos finalizando o Plano Municipal de Segurança, que será apresentado à sociedade em breve e encaminhado à Câmara Municipal. O plano prevê a ampliação do sistema de videomonitoramento, que hoje conta com 3.700 câmeras interligadas, e o fortalecimento das parcerias com órgãos de segurança estaduais e federais. Estamos abertos a uma cooperação técnica com os Emirados Árabes, que permita novas trocas de conhecimento e experiências”, afirmou Bruno Reis.
Ao final do encontro, o gestor municipal reafirmou o compromisso de aprofundar o diálogo e desenvolver projetos conjuntos nas áreas de segurança, turismo e inovação, com o objetivo de atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico de Salvador.