Fotos: Daniel Senna / GOVBA
Finalizada esta semana, a missão internacional do governador Jerônimo Rodrigues envolveu uma série de compromissos que projetou a Bahia para novas possibilidades de investimentos, destacando o potencial do estado em diversas áreas. Jerônimo retornou à Bahia na noite de terça-feira (5), junto com a comitiva do Governo do Estado que o acompanhou em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, durante a 28ª Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (ONU) – a COP28, e também na Alemanha.
Em cinco dias de viagem, o governador tratou de temas como agricultura, aviação, energia renovável, infraestrutura, transporte e fundos de investimentos. “A agenda desta viagem tem muito potencial de contratos. A gente foi para fortalecer esse ambiente econômico. Deixamos marcado para que alguns empresários e investidores venham à Bahia, no ano que vem, para negociações, e para eles conhecerem de perto o bom desempenho do estado em diversos segmentos”, explicou.
Os compromissos oficiais foram iniciados na quinta-feira (30), nos Emirados Árabes, com uma visita a uma fazenda de tâmaras na região de Abu Dhabi. O objetivo foi conhecer uma unidade produtora para verificar a viabilidade da produção em larga escala na Bahia. No mesmo dia, o governador e a comitiva estadual foram ao novo centro de treinamento da empresa de aviação Etihad. O Governo da Bahia negocia a criação de uma rota aérea direta entre Salvador e a capital dos Emirados Árabes, para estimular e fortalecer a atividade turística, com a abertura do turismo baiano ao mercado árabe.
“Essa é uma diretriz de nossa política de turismo, atrair novos voos nacionais e internacionais, criando opções para que o turista saia de seu lugar de origem e vá direto curtir as belezas naturais e culturais de nosso estado, sem precisar de conexões e gastando menos tempo”, resumiu Jerônimo.
Desenvolvimento sustentável
Já na sexta-feira (1º), ao lado do presidente Lula, Jerônimo participou da abertura da COP28. Em três dias de encontro, foi destacado o potencial baiano para a produção de energia limpa, com a apresentação do programa Bahia+Verde e o lançamento do Atlas do Hidrogênio Verde. Outra ação foi debater a criação do Fundo da Caatinga, que busca uma forma de financiar ações de preservação e convivência sustentável com o bioma presente em grande parte do território baiano.
Na segunda-feira (4), último dia da agenda internacional, o governador participou do Fórum Empresarial Brasil-Alemanha, em Berlim, para discutir a economia e os negócios entre eles. A Bahia foi apresentada a empresários e representantes do governo alemão como uma das opções para investimentos, com grande disponibilidade de recursos naturais para produção de energia renovável e projetos de alto impacto que compõem o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Neste mesmo dia, houve uma reunião com a empresa Bahn Engineering, especializada em ferrovias e portos. A companhia pretende investir no Brasil e foi convidada a conhecer o potencial e as oportunidades do estado.
Fizeram parte da comitiva do governador os secretários de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida; do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré; e o superintendente de Atração de Investimentos da SDE, Paulo Guimarães.
“Volto com esse balanço. Nos Emirados Árabe, Abu Dhabi e Dubai, fizemos boas agendas de negócios que serão desdobrados. Em breve, já será possível ver os resultados concretos desta visita”, concluiu Jerônimo. Conforme o governador, a agenda de trabalho da gestão foi desenhada para que o Estado siga crescendo com bases sólidas. “Agora é fazer entrega, é fechar o ano, fazer balanço. Nós estamos a 25 dias de fechar o ano, fechar o ano letivo nas escolas, preparar entregas das escolas, de hospitais e policlínicas. Temos estradas para entregar, projetos de saneamento para entregar. Já chegamos a 140 municípios visitados e fechamos com a perspectiva de começar 2024 com essa energia”, concluiu Jerônimo.