Últimas notícias

Ponte Salvador-Itaparica é destaque em fórum sobre infraestrutura e logística na Bahia

Ponte Salvador-Itaparica é destaque em fórum sobre infraestrutura e logística na Bahia
Da Redação

Da Redação

14/08/2025 10:00pm

A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica marcou presença, nesta quinta-feira (14), no Bahia Export – Fórum Estadual de Logística, Infraestrutura e Transportes, um dos principais encontros do setor no estado. Durante o evento, o CEO da empresa, Claudio Villas Boas, apresentou a palestra “Ponte Salvador-Itaparica: Novo Eixo Logístico e de Integração da Bahia”, ressaltando o impacto do empreendimento na interconexão e no desenvolvimento econômico baiano.


Segundo Villas Boas, o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica terá papel estratégico na integração de regiões e no fortalecimento da competitividade econômica. “A estimativa é que 20% dos usuários da BR-324 passem a utilizar a nova ligação, encurtando distâncias e reduzindo custos logísticos”, destacou.


Com 46,8 quilômetros de extensão, o projeto está sendo desenvolvido com base em normas internacionais e embasado em estudos técnicos realizados em parceria com instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), a Marinha do Brasil, Práticos e o Governo da Bahia.


Entre os diferenciais, o executivo citou o vão central de 482 metros, projetado para permitir a passagem de grandes embarcações; os pilares de 218 metros no trecho estaiado; e a criação de um novo canal de acesso ao Porto de Salvador, que otimizará o fluxo marítimo.


No que diz respeito à ligação viária na capital, que conectará a ponte à Via Expressa na região entre Água de Meninos e a Calçada, Villas Boas explicou que foram estudadas 15 alternativas de traçado. “Escolhemos a que apresentou melhor viabilidade social, ambiental e econômica”, afirmou.


Para o CEO, a obra é um marco estruturante para o futuro da logística baiana. “Ao unir regiões hoje distantes, ampliamos mercados, reduzimos custos de transporte e criamos as condições para um novo ciclo de desenvolvimento econômico no estado”, concluiu.


Fotos: Isadora Maciel / Divulgação