Foto: Divulgação
A plataforma de serviços públicos digitais da Bahia, BA.GOV.BR, conquistou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio iBest na categoria Governo Estadual. O portal foi eleito por voto popular como a melhor iniciativa digital voltada à prestação de serviços públicos no país. A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira (14), em Porto Alegre (RS), e contou com a presença do secretário da Administração da Bahia, Edelvino Góes, e do diretor-executivo da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb), José Rebouças.
O BA.GOV.BR disputou o título com as plataformas Poupatempo, de São Paulo, e RS.GOV.BR, do Rio Grande do Sul. Criado para reconhecer as principais iniciativas do universo digital brasileiro, o iBest reúne categorias como E-commerce, Serviços, Serviços Financeiros e Conteúdo, além de uma categoria especial.
Reconhecimento e investimentos
O secretário Edelvino Góes destacou a premiação como reflexo do investimento do governo baiano na modernização dos serviços públicos. “Conquistar o bicampeonato com a plataforma BA.GOV.BR, competindo com iniciativas de grande relevância nacional, mostra que estamos no caminho certo da transformação digital, oferecendo serviços mais eficientes à população”, afirmou.
Góes também ressaltou outras ferramentas tecnológicas implementadas pelo Estado, como o Sistema Eletrônico de Informação (SEI-Bahia), o RH Bahia e o CAF Digital, que integram a agenda de transformação digital do governo.
Com mais de cinco milhões de usuários cadastrados, o BA.GOV.BR oferece atualmente mais de 470 serviços públicos. Apenas em janeiro deste ano, foram realizados 1,4 milhão de atendimentos digitais pela plataforma.
Lançado em 2018 como SAC Digital, o serviço foi reformulado e relançado no ano passado sob a marca BA.GOV.BR, consolidando-se como canal único de acesso a serviços e informações do governo estadual.
Expansão digital
Para este ano, o governo baiano prevê investimentos superiores a R$ 20 milhões na transformação digital. Além disso, um novo programa, o Bahia Mais Digital, destinará US$ 52,5 milhões para ampliar a oferta de serviços digitais ao longo dos próximos cinco anos, por meio de um financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Os recursos permitirão a execução de ações voltadas à modernização da gestão pública e à inclusão digital, fortalecendo a estratégia do Estado na oferta de serviços online.