Últimas notícias

Parque Nacional Marinho de Abrolhos é candidato a Patrimônio Mundial Natural

Parque Nacional Marinho de Abrolhos é candidato a Patrimônio Mundial Natural
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

01/02/2026 11:30am

Foto: Enrico Marcovaldi / Projeto Baleia Jubarte

O governo brasileiro entregou à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na última quarta-feira (29), o dossiê de candidatura do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, localizado no sul da Bahia, para integrar a Lista do Patrimônio Mundial Natural.

Criado em 1983, Abrolhos foi o primeiro parque nacional marinho do Brasil e abriga o maior complexo recifal do Atlântico Sul. A candidatura se apoia na relevância ecológica da área, nas formações recifais singulares, na elevada biodiversidade e no papel estratégico do parque como local de reprodução e cuidado parental da baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) durante o período reprodutivo da espécie.

O dossiê foi elaborado de forma conjunta pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão da unidade, e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). O processo contou ainda com o apoio do WWF-Brasil e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), no âmbito do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar).

Para a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, a candidatura reforça a estratégia de fortalecimento da gestão das unidades de conservação marinhas e amplia a presença de ecossistemas brasileiros na Lista do Patrimônio Mundial. Segundo ela, o reconhecimento internacional contribui para valorizar a ciência e a governança ambiental, além de destacar a importância global dos ecossistemas marinhos do país.

A entrega do documento contou com a participação do secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré, e de representantes do Itamaraty, em articulação com diferentes entes federais e estaduais envolvidos no processo.

Com a submissão oficial, a candidatura de Abrolhos segue agora para as etapas de admissão e avaliação técnica pelos órgãos consultivos da Convenção do Patrimônio Mundial. A análise final pelo Comitê do Patrimônio Mundial está prevista para julho de 2027. Esta é a terceira candidatura apresentada pelo Brasil recentemente, após os dossiês dos parques nacionais dos Lençóis Maranhenses e Cavernas do Peruaçu.