Últimas notícias

ParaPraia promove banho assistido neste sábado e domingo em Ondina

ParaPraia promove banho assistido neste sábado e domingo em Ondina
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

28/02/2024 3:05pm

Fotos: Iracema Chequer

O ParaPraia prossegue neste sábado (02) e domingo (03), das 08h às 12h, com banho de mar assistido para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida na praia de Ondina, em frente ao IBR. No último final de semana, o projeto foi aberto com sucesso, recebendo mais de 60 banhistas, que entraram no mar com assistência de voluntários, coordenados pela Unifacs. O evento será encerrado, no dia 10 de março, em Ondina.

Com a abertura da 9ª temporada, o ParaPraia volta a cumprir o seu objetivo de promover a inclusão de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida no principal lazer de Verão de Salvador. Em cadeiras anfíbias ou com objetos flutuantes, os seus usuários participam com segurança e conforto do banho assistido no mar de Ondina.

A novidade é a parceria com a Unifacs, renomada entidade de ensino superior de Salvador. A universidade é responsável pela coordenação e seleção dos voluntários, contando com a participação de professores e alunos dos cursos de fisioterapia, medicina, educação física, enfermagem e psicologia, entre outros. 

Com um número recorde de 881 inscritos para atuar como voluntário, cerca de 300 foram selecionados e treinados pelos profissionais da Unifacs. Além de alunos e professores da instituição de ensino, o projeto conta com apoio de voluntários da sociedade civil.

Considerada o espaço oficial do ParaPraia, a praia Bacia das Moças, em Ondina, voltou a receber toda infraestrutura para tornar mais confortáveis e seguros os banhos de mar para deficientes físicos. O espaço é adaptado com banheiros especiais, chuveirão, bebedouro, tendas e pistas de acesso ao mar.

O projeto é patrocinado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), com o apoio do Salvador Shopping. A produção é da BS Comunicação e Eventos. Nesta edição, o evento conta com o apoio na segurança e no lazer dos banhistas de equipes do Salvamar e do Corpo de Bombeiros.

"É muito gratificante para nós fazer parte de um projeto inclusivo tão importante. Estamos muito felizes em colaborar com mais uma edição do ParaPraia, que é uma oportunidade imensa para a vida dessas pessoas, pois muitas delas nunca tinham tido a oportunidade de entrar no mar", José Luiz Miranda, superintendente do Salvador Shopping.

A expectativa dos organizadores é que este ano o projeto receba em média 60 pessoas por dia. Desde a primeira edição, o ParaPraia já atendeu 2.500 banhistas, muitos se emocionam ao entrar no mar pela primeira vez. Muito respeitado e admirados por baianos e turistas, 

O projeto acontece há nove anos com sucesso, atraindo cada vez mais participantes para o banho de mar assistido. A principal proposta do evento, é proporcionar o acesso à praia aos deficientes físicos e pessoas com pouca mobilidade, que antes não contavam com este tipo de lazer no verão de Salvador.