TCE-BA inicia novo ciclo com posse da Mesa Diretora para o biênio 2026/2027
Fotos: Wuiga Rubini / GOVBA O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) empossou, nesta terça-feira (6), a nova Mesa Diretora para o biênio 2026/2027. A s...
Foto: Sara Gomes / Arquidiocese de Salvador
Novenas, tríduos, Missas, procissões e gestos de solidariedade marcam as homenagens a Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira Única e Excelsa do Estado da Bahia, ao longo do mês de dezembro, em Salvador. A programação culmina no dia 8, data dedicada à Imaculada Conceição, com celebrações em diversas paróquias da capital.
A Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, é o principal ponto das festividades. Com o tema “Com Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira da Bahia, somos peregrinos de Esperança: vida, doçura e esperança nossa, salve!”, a Solene Novena acontece de 29 de novembro a 7 de dezembro, às 19h, além de Missas diárias às 16h30. No dia 8, haverá programação desde a alvorada, com Missas às 5h, 6h, 8h, 12h30, 14h e 15h30 — esta conhecida como Missa da Amizade. A Celebração Solene das 8h será presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, seguida da tradicional procissão pelas ruas do Comércio, com retorno à Basílica para bênção do Santíssimo Sacramento.
Em Itapuã, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição promove o novenário no mesmo período, sempre às 19h. O tema é “Com Maria temos uma esperança que nos salva”. No dia 8, a comunidade celebra Missas às 7h e às 10h; às 16h30, haverá procissão pelas principais ruas do bairro e, às 18h, Missa Solene campal presidida por Dom Esmeraldo Barreto Farias. Durante os festejos, são recebidas doações de alimentos não perecíveis.
Na região de Valéria e Palestina, o novenário ocorre no Centro de Evangelização Sagrada Família, também às 19h, com o tema “Mãe da Esperança: Bem-Aventurada aquela que acreditou”. A procissão do dia 8 sai às 15h do Colégio Municipal Nossa Senhora Aparecida e segue até o CESF, onde o Cardeal Dom Sergio da Rocha presidirá a Missa Solene. A comunidade realiza coleta solidária de alimentos durante todos os dias da festa.
Em Periperi, a paróquia dedica o novenário à reflexão “Celebrando a Imaculada Conceição de Maria, adoremos o Seu Filho Jesus Cristo, a nossa Esperança”. As atividades começam sempre às 18h com adoração e seguem com Missa às 19h. No feriado, haverá Missa às 7h, presidida por Dom Gilvan Rodrigues, e procissão às 17h saindo da Comunidade São Judas Tadeu em direção à Matriz.
Já no Largo da Lapinha, a paróquia realiza tríduo entre 5 e 7 de dezembro, às 19h, com o tema “Imaculada Conceição, Mãe da Esperança”. Na manhã do dia 8, o Ofício da Imaculada será recitado às 7h, seguido por procissão às 8h e Missa Festiva às 9h, presidida por Dom Esmeraldo Barreto Farias. Materiais de limpeza e descartáveis poderão ser doados como gesto concreto.
Fotos: Wuiga Rubini / GOVBA O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) empossou, nesta terça-feira (6), a nova Mesa Diretora para o biênio 2026/2027. A s...
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro da Lapinha, em Salvador, já vive o clima da tradicional Festa d...
stock imagem Janeiro é mês de retomar a rotina e aproveitar a tranquilidade pós-festas para mergulhar em boas leituras. Para quem quer começar 2026 com um...