Últimas notícias

Online: Teatroescola promove série de aulas sobre a história dos Orixás

Instituição assinou parceria técnica com o Terreiro Axé Abassa de Ogum

Online: Teatroescola promove série de aulas sobre a história dos Orixás
Da Redação

Da Redação

25/06/2021 9:00am

O Teatroescola - escola artística integrada com estudos da cultura afro-brasileira e indígena para jovens afrodescendentes em Salvador (BA) - vai lançar uma série de aulas sobre a história dos Orixás em seu canal no Youtube, o https://www.youtube.com/teatroescola. A ação é fruto de uma parceria entre a instituição e o Terreiro Axé Abassa de Ogum, liderado pela Yalorixá Jaciara de Oxum.

Estreando a série de quatro aulas, o primeiro vídeo será divulgado na segunda-feira (21) e conta a história de Oyá. A parceria foi firmada hoje (18), quando o diretor do Teatroescola, Nell Araújo, e Mãe Jaciara de Oxum assinaram um termo de cooperação técnica entre o projeto educacional e o terreiro. A parceria prevê a capacitação nas áreas de gestão e cursos de artes para pessoas que integram o terreiro, e em contrapartida Mãe Jaciara vai lecionar estudos referentes à cultura afro-brasileira.

“É uma honra firmar essa parceria com Mãe Jaciara, que está sempre conectada ao nosso projeto, sempre disposta a ceder seu conhecimento em prol dos alunos do Teatroescola e da preservação da cultura afro-brasileira”, celebra Nell Araújo. Mãe Jaciara conta que o acolhimento e a parceria são prioridades para a religião de matriz africana: “Para o Axé Abassa de Ogum, fazer essa cooperação com o Teatroescola é algo revolucionário. A gente, da religião de matriz africana, faz o acolhimento de uma parceria na diversidade que ajuda a trazer a auto estima, o conhecimento sobre a religião para quem se interessa no assunto. É um momento ímpar, porque a gente precisa deixar um legado para estes jovens”.

Para mais informações, acesse: https://linktr.ee/teatroescola1 ou https://www.instagram.com/teatroescola/.