A partir do dia 1º de março será possível emitir o “Novo RG”. O novo modelo do documento de registro geral será digital e foi anunciado nesta quarta-feira (23) pelo governo federal.
A proposta visa facilitar a portabilidade de todos os documentos diários, pois a partir do novo modelo será possível reunir, por meio do CPF - Cadastro de pessoa física, a carteira de trabalho, a CNH e o título de eleitor, entre outros documentos, evitando a apresentação de diversos papéis em situações burocráticas.
Além disso, de acordo com o Serasa, o novo modelo promete mais segurança e a diminuição de fraudes, a partir dos itens de proteção como o número de série do documento ou o QR Code que apenas órgãos federais terão o programa capaz de visualizar e autenticar as informações.
Mais mudanças que podem vir a facilitar o dia-a-dia são:
A possibilidade de incluir o nome social sem a necessidade de alteração no Registro Civil. Além de poder informar se é portador de necessidades especiais e qual é o seu tipo sanguíneo. Acrescentar documentos já citados como : Título de eleitor ; Carteira Nacional de Habilitação; Documento de identidade profissional; Numeração da Carteira de Trabalho;
E outros como:
A medida não será obrigatória, porém aqueles que precisarem de segunda via ou renovação já as terão no novo modelo.