Últimas notícias

Novo ensino médio, entenda o que muda em 2022 na educação

Novo ensino médio, entenda o que muda em 2022 na educação
Da Redação

Da Redação

12/01/2022 1:30pm

O “Novo ensino médio” começa neste semestre. A lei aprovada em 2017 entra em vigor a partir deste ano e deve ser colocada em prática gradativamente começando pelos alunos do 1º ano, tendo até 2024 para se estabelecer totalmente entre escolas públicas e privadas. 

Veja o que muda:

•    Aumento da carga horária

O tempo de aula passará a ser obrigatoriamente de 5 horas diárias, chegando a mil horas anuais, o que ocasiona um aumento em 200 horas do antigo formato. Porém, a divisão se direciona com 1.800 horas para os três anos do ensino médio e 1.200 horas para o segmento especifico, um ensino “técnico”. 

   Novas grade curricular

As disciplinas passarão a ser cobradas como áreas de do conhecimento, assim como no Enem. A matéria de educação física ficará integrada a linguagens e suas tecnologias. 

   Projeto de Vida

Chamado de “Projeto de Vida” é o maior destaque de mudança no ensino, a nova metodologia visa ser uma orientação de carreira, se mostrando na escolha de estudo do último ano. Dentro dessa ideia estão os itinerários formativos. 

  Itinerários formativos

Serão disciplinas optativas de áreas especificas a disposição dos estudantes no último ano, podendo já começar a oferecer a partir deste ano, Goiás já adotou o método, porém só passa a ser obrigatório a partir de 2023. Ex. de itinerário formativo: “Agropecuária: História, processos econômicos e Tecnologia em Goiás.” 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), “A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.”