Prefeitura orienta população sobre cuidados durante chuvas em Salvador
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS Com as intensas chuvas que atingem Salvador, motoristas, pedestres e banhistas precisam redobrar os cuidados para evitar acid...
O “Novo ensino médio” começa neste semestre. A lei aprovada em 2017 entra em vigor a partir deste ano e deve ser colocada em prática gradativamente começando pelos alunos do 1º ano, tendo até 2024 para se estabelecer totalmente entre escolas públicas e privadas.
Veja o que muda:
• Aumento da carga horária
O tempo de aula passará a ser obrigatoriamente de 5 horas diárias, chegando a mil horas anuais, o que ocasiona um aumento em 200 horas do antigo formato. Porém, a divisão se direciona com 1.800 horas para os três anos do ensino médio e 1.200 horas para o segmento especifico, um ensino “técnico”.
• Novas grade curricular
As disciplinas passarão a ser cobradas como áreas de do conhecimento, assim como no Enem. A matéria de educação física ficará integrada a linguagens e suas tecnologias.
• Projeto de Vida
Chamado de “Projeto de Vida” é o maior destaque de mudança no ensino, a nova metodologia visa ser uma orientação de carreira, se mostrando na escolha de estudo do último ano. Dentro dessa ideia estão os itinerários formativos.
• Itinerários formativos
Serão disciplinas optativas de áreas especificas a disposição dos estudantes no último ano, podendo já começar a oferecer a partir deste ano, Goiás já adotou o método, porém só passa a ser obrigatório a partir de 2023. Ex. de itinerário formativo: “Agropecuária: História, processos econômicos e Tecnologia em Goiás.”
Segundo o Ministério da Educação (MEC), “A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.”
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS Com as intensas chuvas que atingem Salvador, motoristas, pedestres e banhistas precisam redobrar os cuidados para evitar acid...
Foto: Valter Pontes / Secom A cidade de Salvador enfrenta um volume excepcional de chuvas nos últimos dias. Em apenas 72 horas, foram registrados 219 milímetro...
O mercado náutico brasileiro registra um crescimento expressivo, com alta de 25% entre 2020 e 2023, segundo dados da Associação Brasileira dos Construtores de B...