Últimas notícias

No mês dedicado ao doador voluntário de sangue, Obras Sociais Irmã Dulce reforçam pedido para manutenção dos estoques

No mês dedicado ao doador voluntário de sangue, Obras Sociais Irmã Dulce reforçam pedido para manutenção dos estoques
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

23/11/2024 7:20pm

Em novembro, mês dedicado ao doador voluntário de sangue, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), por meio da sua Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT), reforçam o apelo à população para a importância da doação de sangue, gesto essencial para salvar vidas. A campanha ganha ainda mais relevância durante as férias e as festas de fim de ano, períodos em que a demanda por sangue aumenta, mas o número de doadores diminui, especialmente devido aos feriados prolongados.

“A doação voluntária de sangue é um ato de solidariedade que contribui para a recuperação de pacientes em tratamentos de saúde, como aqueles que passam por cirurgias, pacientes oncológicos e pessoas com anemia falciforme”, explica Jusileide Lima, coordenadora da UCT. Ela alerta que o sangue tipo “O positivo” vive um momento crítico nos estoques. “Por ser o tipo sanguíneo mais comum, é o mais doado, mas também o mais solicitado”, acrescenta.

A UCT da OSID atende a demanda interna e é um dos principais fornecedores de sangue para a hemorrede estadual. Para marcar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, será celebrada uma Missa em Ação de Graças no dia 25 de novembro, às 8h30, no Santuário Santa Dulce dos Pobres, na Avenida Bonfim. “A doação de sangue reflete os valores de Santa Dulce, como o amor ao próximo, a compaixão e a empatia”, destaca Jusileide Lima.

Entre os doadores da instituição está o auxiliar administrativo José Antônio Moreira, que há 18 anos realiza a doação de sangue. Ele conta que a motivação inicial surgiu após uma visita a um paciente internado, e desde então, ele faz questão de doar regularmente. “É muito gratificante saber que meu gesto pode ajudar a salvar vidas”, diz.

Como doar sangue

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. No dia da doação, o candidato precisa estar descansado, bem alimentado e evitar o consumo de álcool nas 12 horas anteriores. Também não deve fumar pelo menos duas horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem o procedimento.

As doações podem ser feitas na Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue das Obras Sociais Irmã Dulce, localizada na Avenida Dendezeiros do Bonfim. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. É necessário levar um documento oficial com foto.

A doação de sangue é um ato simples que pode fazer toda a diferença na vida de muitas pessoas, especialmente em momentos de emergência e necessidade.