A Natura conquistou o primeiro lugar no prestigiado ranking Talento Brasil 2022/2023, divulgado pelo Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa), consolidando sua posição como a empresa que mais retém e atrai talentos no país. O estudo, que avalia a reputação das empresas na América Latina, revela ainda que a AmBev e a Toyota ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
A pesquisa, realizada ao longo do período de 2022 a 2023, envolveu uma extensa amostra, contando com a participação de 3.381 funcionários, 600 universitários, 600 ex-alunos de escolas de negócios, 1.500 pessoas em geral, 20 responsáveis pelas áreas de recursos humanos, 68 líderes sindicais, 50 catedráticos e 60 especialistas e headhunters.
Os participantes foram chamados a avaliar as empresas com base em três valores-chave: qualidade do trabalho, marca empregadora e reputação interna. O resultado final compõe a lista das 100 empresas com a maior capacidade de atração e fidelização de talentos no Brasil.
Além das avaliações subjetivas, o Merco também realizou um benchmarking de indicadores objetivos, analisando méritos reputacionais em 43 empresas. A Natura, ao conquistar o primeiro lugar, destaca-se não apenas pelo reconhecimento subjetivo, mas também pelos indicadores concretos de sua excelência corporativa.
Entre as 10 principais empresas do ranking, seis também figuram entre as que possuem melhor reputação em 2022. O Merco aponta para uma correlação direta entre a presença dos melhores profissionais e uma imagem positiva diante da sociedade.
Confira a lista:
Natura
AmBev
Toyota
Bradesco
Pepsico
Coca-Cola
Amazon
Google
Nestlé
Itaú
Unibanco
Os funcionários brasileiros destacam, como aspectos positivos nas empresas mais atrativas, o salário e a atratividade do setor. Desenvolvimento profissional, valores éticos e profissionais também se mostram fundamentais. No entanto, as fraquezas apontadas incluem a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, relações com as chefias imediatas, além de deficiências relacionadas à diversidade e igualdade. Este último ponto destaca a necessidade de as empresas concentrarem esforços na promoção de ambientes mais inclusivos e equitativos.