Últimas notícias

Museu do Mar prorroga exposição “Guardando os mares do descobrimento”, dedicada à Marinha do Brasil

Museu do Mar prorroga exposição “Guardando os mares do descobrimento”, dedicada à Marinha do Brasil
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

08/07/2024 1:45pm

A exposição “Guardando os mares do descobrimento”, dedicada à Marinha do Brasil e representada pelo Comando do 2º Distrito Naval, permanecerá aberta à visitação até o final de julho no Museu do Mar, localizado no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. Iniciada em junho, a exposição foi prorrogada devido ao grande sucesso de visitação e aos pedidos dos visitantes.

A mostra destaca os meios navais utilizados na área de jurisdição do Com2ºDN, que abrange os estados da Bahia e Sergipe, e a missão da Marinha na defesa e preservação da Amazônia Azul. Entre os eventos históricos abordados está a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, em 1942, quando Salvador foi designada como sede do Comando Naval do Leste, denominação mantida até 1945, quando foi renomeado para Comando do 2º Distrito Naval.

A exposição “Guardando os mares do descobrimento” inclui, entre seus destaques, o Uniforme Imperial Marinho de 1835, originado com a criação das Companhias Fixas de Marinheiros, e diversas maquetes de navios que representam a história e as funções atuais da Marinha do Brasil. Entre os modelos expostos, estão o Navio-Veleiro Cisne Branco, que desempenha funções diplomáticas e de relações públicas em eventos náuticos nacionais e internacionais; a Corveta Caboclo, responsável por operações de socorro e salvamento marítimos e patrulha costeira; o Navio-Patrulha Gravataí, encarregado da inspeção naval e salvaguarda da vida humana no mar; o Navio-Varredor Aratu, que realiza operações de contramedidas de minagem; o Aviso de Patrulha Dourado, que executa ações de patrulha naval e operações de busca e salvamento (SAR); o Navio Hidrográfico Balizador Tenente Boanerges, cuja missão é apoiar e manter a sinalização náutica; e a Lancha LAEP7 Itaparica, essencial para a infraestrutura da Marinha do Brasil, combinando ensino e patrulha em uma plataforma versátil.

Essa exposição oferece uma oportunidade única para o público conhecer de perto a história e os desafios enfrentados pela Marinha do Brasil na proteção do vasto território marítimo nacional.