Com foco no fortalecimento do empreendedorismo feminino, o evento Mulher+Comércio reuniu empresárias, especialistas e representantes institucionais nesta quarta-feira (27), no Teatro Sesc-Casa do Comércio, em Salvador. Gratuito e fruto de uma parceria entre o Sistema Fecomércio BA e o Sebrae, o encontro segue até quinta-feira (28) com palestras, oficinas e painéis que abordam temas como gestão de negócios, marketing digital e associativismo.
Na abertura oficial, o presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes, destacou que 41% dos negócios nos setores de bens e serviços são liderados por mulheres. “Estamos aqui para impulsionar ainda mais essa participação por meio de capacitações e apoio estratégico”, afirmou. Já o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, ressaltou que o estado conta com mais de 630 mil empreendedoras registradas. “Essa união de esforços é fundamental para avançarmos no fortalecimento do empreendedorismo feminino”, disse.
Linhas de crédito e protagonismo feminino
O superintendente do Banco do Nordeste, Pedro Neto, destacou as políticas de apoio à mulher empreendedora, como linhas de crédito específicas. “Na Bahia, as mulheres representam 67% dos clientes do Crediamigo. Espaços como este são essenciais para promover o crescimento e o desenvolvimento do empreendedorismo feminino”, pontuou.
Entre outras presenças na mesa de abertura estavam a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Iana Landim, que reforçou a importância de criar condições mais dignas para as empresárias; e a coordenadora da Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio BA, Ana Carolina Alonso, que abordou os desafios enfrentados pelas mulheres em conciliar negócios e afazeres domésticos.
Programação e inclusão
Com enfoque em inclusão e práticas ESG, o evento oferece audiodescrição em todas as atividades. No primeiro dia, a programação incluiu palestras como Marketing Digital e Inteligência Artificial para Empreendedores, com Ana Tex, e um painel sobre soft skills com Iasmine Fernandes, Júlia Dourado e Uliana Ferreira.
Já na quinta-feira (28), o destaque será a palestra de Nath Finanças sobre inteligência financeira, além do painel Associativismo e Empreendedorismo em Rede, com Alsones Balestrin, Liu Berman e Najara Black.
Homenagem às empreendedoras baianas
O evento também marcou o lançamento do livro Mulheres Empreendedoras da Bahia, que homenageia 19 empresárias que superaram desafios e se destacaram no mercado. Escrito pela historiadora Patrícia Valim e com curadoria de Ana Carolina Alonso, a obra resgata histórias de pioneiras no comércio baiano e aborda o legado de mulheres à frente de negócios de sucesso.
“É um tributo à coragem e à determinação de empreendedoras que moldaram e continuam moldando a economia baiana”, explicou Patrícia Valim.
Confira as homenageadas:
Amanda Vasconcelos
Angeluci Figueiredo
Avani Perez Duran
Camila Schreiber
Dalci Maria Meira de Andrade
Daniela Lacerda
Edza Brasil
Francisca Célia de Moura Spanholi
Heliana Guimarães Diniz
Irá Salles
Josi Lima
Juranildes Araújo
Liana Allegro
Luciana Maron
Maria Rita Pontes
Nayana Pedreira
Priscilla Diniz
Tereza Paim
Vera Lúcia Guimarães
Com ações voltadas à capacitação e à celebração do protagonismo feminino, o Mulher+Comércio destaca a força das mulheres na construção de uma economia mais inclusiva e dinâmica.