Foto: Orô Comunicação - Adriano Dantas e Lucas Leal
Em celebração ao Dia da Favela, no último 4 de novembro, o movimento Favela Power relançou suas iniciativas em Salvador, com uma estrutura reforçada e um conjunto de objetivos voltados à promoção da cultura e empreendedorismo periféricos. Criado para valorizar a expressão artística e econômica das favelas brasileiras, o Favela Power tem o propósito de transformar a percepção sobre esses territórios, destacando o talento e a resiliência de seus moradores.
O projeto conta com múltiplas frentes, como um trio elétrico no Carnaval de Salvador, um festival musical, uma websérie documental, além de plataformas digitais, como site e redes sociais, que funcionam como vitrine para histórias e trajetórias inspiradoras da periferia. Entre as metas do Favela Power estão:
•Destacar a arte, a cultura e os artistas das favelas, tanto conhecidos quanto emergentes;
•Demonstrar o papel da inovação e criatividade como agentes de transformação social;
•Apoiar o empreendedorismo e negócios criativos das comunidades;
•Compartilhar histórias inspiradoras de moradores das favelas e seu impacto positivo nas comunidades;
•Promover discussões sobre questões econômicas e sociais que afetam esses territórios.
Em Busca de Novos Talentos na Música
Nos dias 6 e 7 de novembro, representantes do Favela Power estarão presentes no evento Salvador Capital Afro, em busca de novos talentos musicais para integrar as iniciativas do projeto, incluindo seu festival. A seleção de artistas visa fortalecer a representatividade e amplificar vozes da cena musical periférica.
O Favela Power é liderado pela ONG Alzira do Conforto, com sede no Pelourinho, Salvador, e conta com o apoio de uma rede de parceiros comprometidos com o desenvolvimento social e cultural das favelas. O projeto reafirma a importância do fortalecimento da identidade e voz das comunidades periféricas no cenário nacional.