Últimas notícias

Martagão Gesteira celebra 60 anos com bolo de 60 metros e homenagens

Martagão Gesteira celebra 60 anos com bolo de 60 metros e homenagens
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

17/03/2025 5:00pm

Foto: Divulgação / Martagão Gesteira

Hospital Martagão Gesteira comemorou seus 60 anos de fundação, nesta segunda-feira (17), com um bolo de 60 metros, compartilhado com colaboradores, pacientes, familiares e a comunidade do bairro do Tororó, em Salvador.

Fundado pelo pediatra Álvaro Bahia, o hospital foi idealizado na década de 1940 e inaugurado em 17 de março de 1965, para suprir a carência de leitos pediátricos e combater os altos índices de mortalidade infantil da época. O nome Martagão Gesteira foi escolhido em homenagem a um grande amigo e parceiro de Álvaro Bahia na fundação da Liga Álvaro Bahia, entidade mantenedora do hospital criada nos anos 1920.

“Com imensa emoção e grande satisfação, celebramos os 60 anos do Martagão. Esse era o grande sonho do meu avô, Álvaro Pontes Bahia, que dedicou sua vida à criação do primeiro hospital pediátrico do Norte e Nordeste do Brasil, buscando oferecer atendimento de qualidade às crianças da nossa terra”, destacou Rosina Bahia, presidente de honra da Liga e neta do fundador.

Referência em pediatria de alta complexidade

Desde sua inauguração, o Martagão expandiu suas atividades, tornando-se um dos maiores hospitais exclusivamente pediátricos do Norte e Nordeste e uma referência em tratamentos de alta complexidade.

Somente em 2024, o hospital foi responsável por:

66,7% das cirurgias oncológicas em crianças de 0 a 14 anos na Bahia;
47,9% dos tratamentos oncológicos infantis no estado;
43,1% das cirurgias cardíacas pediátricas;
17,6% das cirurgias neurológicas infantis.

Anualmente, são realizados mais de 500 mil atendimentos, abrangendo 27 especialidades médicas.

“Hoje, vemos esse sonho concretizado e em constante crescimento, oferecendo serviços de excelência a milhares de crianças e jovens. A todos que contribuíram e ainda contribuirão para essa história, nosso mais sincero agradecimento e votos de felicidade”, concluiu Rosina Bahia.