Marketing Digital: especialista explica como aumentar o faturamento através da internet
Muito além das tendências, ter uma presença online forte exige atenção e contato com o público
Na era da tecnologia, quem não se estabelece dentro do ambiente das mídias sociais fica para trás, nesse pensamento, diversas empresas estão optando por fazer marketing digital de seus serviços. Um grande fator para que os negócios passassem a se fortalecer nas redes sociais foi a pandemia, o distanciamento social era inevitável, então criou-se uma nova forma de aparecer ao público.
Além do ambiente digital servir para fazer publicidade, ele também é um espaço de busca, segundo Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos brasileiros procuram por informações na internet antes de comprar em lojas físicas, fazendo com que profissionais se preocupem com o seu visual em seus perfis nas redes sociais, fazendo com que a grande maioria contrate uma empresa especializada para manter esses cuidados.
Mas apesar de ser muito promissor, existem desafios para quem aposta em manter uma presença online, segundo Priscyla Caldas, mestre em comunicação, especialista em consultoria de empresas e empresária, dona da Aruna Marketing, as mudanças e atualizações são constantes, “um dos principais desafios presentes para as empresas que estão nas mídias sociais é que diante da sua dinâmica, elas podem atualizar os algoritmos e políticas de publicidade a qualquer momento, o que pode afetar significativamente o desempenho de uma campanha. As empresas precisam estar sempre atualizadas com as mudanças para se adaptar rapidamente e otimizá-las”.
Em um ambiente de constantes mudanças como este, as empresas precisam se planejar para criar uma presença sólida nas redes sociais. Segundo a Orbelo, nove em cada dez consumidores leem avaliações online antes de comprar e 54,7% das pessoas com esse hábito tendem a ler pelo menos quatro comentários antes de comprar um produto, uma boa aparência digital e principalmente, um contato constante com os clientes são importantes para criar uma boa reputação digital.
Priscyla também ressalta que conhecer o público alvo do negócio também é de grande importância para dar destaque ao perfil, “uma das melhores formas de criar essa presença digital é começar pela identificação do público para quem as estratégias serão direcionadas. Além disso, criar um site que além de comunicar, venda a cultura, a filosofia e claro os serviços e produtos da empresa, que se apresente da forma como ela quer ser vista.”.
Manter no radar tendências das redes é crucial para um bom marketing digital, a comunicadora salienta que estratégias de publicações de acordo com o público alvo são eficazes nas divulgações, “Crie conteúdos e faça ações de inbound marketing que nutra essa relação. Invista em tráfego pago e, claro, analise as métricas de todos esses dados fazendo as alterações necessárias e/ou mantendo aquelas ações que estão dando certo.”.
A importância do investimento em perfis na internet se mostra de forma eficaz, no caso da Iluminare, clinica de parto humanizado, a Aruna Marketing entrou com um trabalho de reforma digital, mudando totalmente sua marca online, aumentando a visibilidade e tornando os médicos referência nacionalmente, podendo oferecê-los como fontes para o assunto. Além de alavancar nas redes sociais, a empresa cresceu mais de 600% e o seu negócio chegou a mais pessoas, comprovando a importância de ter uma boa gestão digital.