Calor em alta: dicas para cuidar da saúde durante as ondas de calor neste verão
Foto: Imagem gerada por IA Com temperaturas próximas ou acima de 40 °C em algumas regiões da Bahia neste verão, as chamadas ondas de calor têm colocado a ...
Fotos: Limpurb
A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) segue com as vistorias diárias nos camarotes dos circuitos do Carnaval de Salvador 2025. Na inspeção, a Limpurb analisa itens como a conformidade das condições do espaço destinado para as cooperativas de catadores, de acordo com o Comunicado Limpurb 001/2025.
As equipes também verificam o cumprimento de disposição do rejeito no horário correto da coleta pública e ainda inspeciona o gerenciamento de resíduos dos postos de saúde instalados dentro dos camarotes, havendo a obrigatoriedade de identificação dos contentores de resíduos comuns, perfurocortantes e infectantes.
A ação tem por objetivo orientar e certificar o cumprimento de responsabilidades legais que figuram como condicionantes para a obtenção da autorização da Limpurb nos processos de licenciamento perante a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) para o funcionamento das estruturas durante a folia. “Diariamente nossas equipes de inspeção dos camarotes visitam os empreendimentos para fazer cumprir as obrigações referentes ao condicionamento, gerenciamento e triagem dos resíduos gerados nos dias de festa”, pontua o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes.
O gestor ainda esclarece que os camarotes devem disponibilizar, sob forma de doação, todos os resíduos sólidos gerados nas dependências dos camarotes, bem como se responsabilizar pelo transporte externo dos recicláveis, e arcar com o pagamento da cooperativa pela prestação dos serviços ambientais.
Inspeção prévia – Durante os dias 18 e 19 de fevereiro, as equipes de inspeção orientadas através da Assessoria Estratégica de Gestão (Asseg) da Limpurb fizeram uma visita aos empreendimentos. A intenção foi orientar os responsáveis sobre os cumprimentos do gerenciamento de resíduos, bem como acionar aqueles camarotes que não haviam dado entrada ao pedido de licenciamento à Central Integrada de Licenciamento de Eventos (CLE) da Prefeitura de Salvador.
O não cumprimento das responsabilidades acarreta em uma notificação emitida pela Sedur. Caso o camarote persista na infração, ele é multado e o valor da multa pode variar de acordo com o grau de complexidade da infração.
Cooperativas – As cooperativas atuantes nos camarotes são a Canore, no Camarote Club, Glamour; Bariri, no Planeta Band e Red Burger; Cooperguary, no Camarote Brahma; CRUN, nos camarotes Ousadia, Brown, Villa, Pier 345, Da Barra, Baiano, Harém, Cabana Da Barra, Divino, Expresso 2222, Baile Diferente, Marta Goes, Traz Os Montes e Casa Da Barra; Cooperbrava, na Varanda da Barra e Ondina; CRG, nos camarotes da PM Campo Grande e Ondina; e Caec, no Camarote Salvador.
Foto: Imagem gerada por IA Com temperaturas próximas ou acima de 40 °C em algumas regiões da Bahia neste verão, as chamadas ondas de calor têm colocado a ...
Fernando Barbosa IPAC O Museu do Recôncavo Wanderley Pinho marcou o início de sua nova fase com a visita de mais de 5 mil pessoas nos primeiros 30 dias ap...
Fotos: Cleiton Ramos/ Divulgação/ Pé Quente Publicidade A Bahia encerrou 2025 com um desempenho que chama atenção no mercado de veículos usados e seminovo...