Foto: Comunicação GACC-BA
A rotina de tratamento de crianças e adolescentes atendidos pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-BA), em Salvador, tem ganhado novos significados desde a chegada de uma Estação de Leitura do Instituto Pró-Saber São Paulo. Implementada em março de 2024, a iniciativa integrou ao espaço hospitalar um ambiente lúdico, acolhedor e colorido, repleto de livros que estimulam imaginação, escuta e brincadeira — elementos essenciais da infância, mesmo durante o tratamento.
A Estação se tornou rapidamente parte do cuidado diário, fortalecendo laços afetivos e ampliando o interesse dos pacientes pela leitura. Novas atividades foram incorporadas ao cotidiano, como a “Mesa Literária” e o “Leiturômetro”, um ranking que incentiva o hábito de ler e já ajudou a triplicar o número de livros explorados pelas crianças. Entre os títulos mais procurados estão obras como Sulwe, de Lupita Nyong’o, e Amor de Cabelo, de Matthew Cherry, que promovem conversas sobre autoestima, diversidade e sonhos.
Para a coordenadora da Biblioteca e Brinquedoteca do GACC-BA, Cláudia Hermínia, a leitura passou a desempenhar um papel terapêutico na instituição. "Mais do que uma atividade pedagógica, ela se tornou uma forma de afeto e esperança. As crianças leem, recontam as histórias e fortalecem vínculos entre si — esse é o verdadeiro impacto dos livros aqui dentro”, destaca.
O projeto nasceu em Paraisópolis, maior comunidade de São Paulo e terceira maior do país, onde o Instituto Pró-Saber SP atua há mais de 20 anos. A organização mantém ali uma biblioteca comunitária com mais de 27 mil livros e trabalha com a meta de garantir que crianças tenham acesso a 100 livros por ano, estimulando o prazer e o protagonismo no ato de ler.
O êxito na comunidade paulistana impulsionou a criação do programa nacional Estações de Leitura, que hoje leva acervo, formação e metodologias de incentivo à leitura para escolas e organizações sociais em diferentes regiões do país. Desde 2024, já foram instaladas 46 estações em 12 estados brasileiros, com mais de 8 mil livros distribuídos, 20 mil crianças beneficiadas e educadores formados como Guardiões da Leitura, responsáveis por multiplicar a cultura leitora nos territórios. Somente neste ano, os livros já foram emprestados mais de 26 mil vezes.
“O Brasil convive com uma realidade dura: menos da metade das escolas públicas têm bibliotecas ativas. Queremos virar esse jogo. Levar o livro é fundamental, mas é preciso criar estratégias para que a leitura seja prazerosa e parte da vida das pessoas. Por isso formamos educadores e atuamos em rede, para construir uma cultura leitora viva e comunitária”, afirma Maria Cecília Lins, fundadora do Instituto Pró-Saber SP.