Últimas notícias

Lançamento da HQ “As Jornadas de Chiara” Promove Conscientização sobre Violência e Intolerância

Lançamento da HQ “As Jornadas de Chiara” Promove Conscientização sobre Violência e Intolerância
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

06/01/2025 11:45am

A produtora Escritório do Pensamento e o Instituto Clara Martins apresentam, nesta quarta-feira (8), a primeira edição da revista em quadrinhos “As Jornadas de Chiara”, um projeto que busca conscientizar jovens e crianças sobre temas como violência doméstica, intolerância religiosa e bullying. O lançamento, que contará com uma sessão de autógrafos dos idealizadores, acontece às 17h30 no coworking Oito Imagem, no Horto Florestal, em Salvador.

Com personagens cativantes e uma narrativa acessível, a HQ aborda questões sociais complexas de forma leve e inclusiva, promovendo o empoderamento feminino e o letramento sobre direitos e legislação. A obra também terá uma versão digital gratuita, com narração e audiodescrição, reforçando seu compromisso com a acessibilidade. Além disso, mil exemplares impressos serão distribuídos gratuitamente a estudantes da rede pública de ensino da Bahia.

Ricardo Carvalho, professor e escritor, destaca o potencial educativo da revista: “’As Jornadas de Chiara’ não é apenas uma HQ, mas uma ferramenta poderosa para inspirar jovens mulheres e promover diálogos sobre igualdade de gênero, feminismo e discriminação.”

A narrativa é inspirada no livro “O Caso Chiara”, escrito por Clara Martins e Rafaela Lobo, uma obra semi-autobiográfica baseada na experiência pessoal de Clara como sobrevivente de violência doméstica. “Eu vivi isso na pele e consegui renascer do caos da agressão. Espero ajudar outras mulheres a não passarem pelo que passei”, afirma Clara Martins.

A revista é fruto de uma colaboração entre escritores, desenhistas e designers liderados pelo diretor de arte Filipe Monet. A produção tem o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Bahiagás, e reforça o uso do entretenimento como ferramenta de conscientização.

Rafaela Lobo, coautora da obra original e idealizadora da HQ, destaca a escolha do formato: “A escolha pelos quadrinhos reflete nosso desejo de engajar o público jovem através de uma linguagem visual e atraente, promovendo educação e reflexão.”