Presente em mais de 100 países ao redor do mundo, a Junior Achievement Worldwide, entidade que visa o empoderamento econômico de jovens, foi indicada, pelo segundo ano consecutivo, ao Prêmio Nobel da Paz, reconhecimento de maior destaque concedido, anualmente, àqueles que atuam prol da humanidade.
Com o objetivo de criar mecanismos que ajudem no desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora, a Junior Achievement tem como base a educação de qualidade que reflita em um meio social saudável e próspero. Somente em 2022, foram desenvolvidas cerca de 15 milhões de experiências de aprendizagem voltadas para os jovens e o seu desenvolvimento em todo planeta.
No Brasil há 36 anos, a JA atua em todos os estados do país e já capacitou mais de cinco milhões de alunos com o apoio de mais de 150 mil voluntários. Na Bahia, a organização atua há 17 anos e já impactou cerca de 90 mil alunos com o apoio de cerca de cinco mil voluntários e 470 escolas parceiras.
Só no estado, em 2022, a organização realizou um total de 14 programas de incentivo ao empreendedorismo jovem, impactando 8.457 estudantes, através de 450 voluntários em 285 turmas. Além disso, a JA Bahia contou com o apoio de 73 empresas em eventos e projetos espalhados por mais de 19 localidades ao redor da Bahia.
Presidente da JA Bahia, Evandro Mazo destaca que ser indicado ao prêmio Nobel da paz é motivo de celebração. “Para nós, da JA Bahia, é um orgulho fazer parte um uma organização que tem sido reconhecida, ano após ano, como uma das dez principais ONGs do mundo e, como resultado disso, ter sido indicada, pelo segundo ano consecutivo, para o prêmio Nobel da paz. É fruto do trabalho de uma rede que possibilita a jovens a melhoria no desenvolvimento de sua mentalidade e habilidades de empreendedorismo, de forma a contribuir para criar oportunidades e autoconfiança”, comemora.