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Juliette Freire passa a ter um dos perfis no Instagram com maior engajamento do mundo

Juliette Freire passa a ter um dos perfis no Instagram com maior engajamento do mundo
Da Redação

Da Redação

31/03/2021 4:40pm

Enquanto ela se encontra no programa, seu perfil no Instragram fez história, nesta quinta-feira (25), ao atingir a marca como uma das contas com maior engajamento no Brasil e no mundo, entre todos os participantes do reality. O levantamento foi feito pelo site Hype Auditor, que analisa os maiores números da rede social.

A advogada e maquiadora antes de entrar no programa tinha cerca de 3,8 mil seguidores. É difícil dizer, no entanto, quantos seguidores ela terá ao sair da casa, já que seu número de seguidores aumenta todos os dias, em uma velocidade impressionante. Hoje (30), uma terça-feira em que Juliette disputa paredão, seu número de seguidores na rede social é de 17,3 milhões, mas faz apenas uma semana que sua equipe comemorou a marca de 15 milhões. Um público imenso, e a advogada e maquiadora (como ela mesmo se define) não faz a menor ideia.

Em nove semanas de BBB, Juliette virou não só uma das pessoas mais seguidas entre o elenco do programa (perde apenas para a youtuber Viih Tube, que tem 18,3 milhões de seguidores), como também um dos perfis de maior engajamento de todo o país. De acordo com um levantamento do Hype Auditor feito em março, o perfil de Juliette ocupa a 17ª posição do ranking dos mil maiores influenciadores do Instagram no Brasil. Na lista, seu perfil supera o de famosos que já estão na mídia e são conhecidos pelo público há anos, como Ivete Sangalo e Anitta, e outros participantes de destaque do BBB, como Rafa Kalimann e Manu Gavassi.

Outras redes sociais da advogada também chegam aos seis dígitos. São 3 milhões de seguidores no Tik Tok, 1,5 milhão no Twitter e mais de 200 mil no Facebook. No Twitter, o nome de Juliette pode ser encontrado frequentemente nos tópicos mais comentados, e marcas patrocinadoras do BBB também aproveitam a popularidade da paraibana. A conta da Lacta, por exemplo, disponibilizou cupons de desconto específicos para fãs de Juliette, na semana passada, e viu esgotar em seu site oficial o Ovo de Páscoa que foi o preferido da paraibana dentro do confinamento da Globo.

Mas o campeão de engajamento é realmente o Instagram. O publicitário Huayna Tejo, amigo de Juliette e head do time responsável pelas redes sociais da advogada, afirmou no Twitter que nem sua equipe esperava números tão altos. "Só nos últimos 30 dias, foram 123 milhões de interações, mais de 93 milhões de likes e assustadores 1,5 milhões de comentários", escreveu Huayna, que compartilhou prints e vídeos mostrando os dados.

A popularidade é explicada, em partes, pelo próprio alcance do Big Brother Brasil, um dos maiores sucessos da Rede Globo. Dentro da casa, Juliette movimenta narrativas e demonstra ser uma figura carismática, e a simpatia que conquistou junto ao público é um dos principais fatores do sucesso de suas redes. Mas o trabalho feito nas redes de Juliette tem um peso forte na transformação da paraibana em uma marca valiosa, e alguns pontos são fundamentais neste processo:

Profissionais com experiência

Antes de entrar no reality show, Juliette deixou dois amigos responsáveis por seu Instagram: sua sócia do estúdio de maquiagem, Deborah Vidjinsky, e o marido dela, o publicitário Huayna Tejo. O casal, entretanto, logo viu que não conseguiria dar conta da tarefa de manter a atualização da conta e de outros perfis, e começou a montar uma equipe de profissionais de comunicação para ajudá-los na missão.

Hoje, a equipe de redes sociais de Juliette conta com 18 pessoas, entre redatores, designers, editores e produtores de conteúdo que lidam diariamente com o público, e todos têm algum nível de experiência com comunicação e redes sociais. A maioria trabalha, inclusive, de forma voluntária, em seu tempo livre, conciliando as demandas do "Time Juliette" com seus trabalhos oficiais. O trabalho é todo setorizado, dividido por redes sociais, organizado para que nenhum dos integrantes fique sobrecarregado.

Em uma live feita no perfil de Juliette no último domingo (28) com os principais estrategistas da equipe, Deborah explicou que o plano é que, com a saída de Juliette e as possibilidades de geração de receita que ela terá, a equipe seja paga posteriormente.

Comunicação ágil

Ao entrar no BBB, a cantora, atriz e roteirista Manu Gavassi traçou uma estratégia inédita até então: gravou conteúdos imaginando todos os cenários que poderia enfrentar no BBB, e deixou sua equipe munida de outros materiais para serem divulgados durante o programa, como webséries e videoclipe. Para o especialista em redes sociais e growth hacker João Pedro Motta, Manu Gavassi mudou o cenário de uso das redes sociais de participantes do BBB, mas a equipe de Juliette levou esta comunicação "a um novo patamar".

"É uma equipe muito competente. Eles surfam o "hype" do momento e criam conteúdos sobre o que está acontecendo na casa, diferente da Manu, que deixou coisas gravadas. São muito ágeis, sempre criam conteúdo em cima do tema do momento, justamente para que os conteúdos criados pelo perfil da Juliette sejam os que viralizam, e não os criados por outros usuários", explica João Pedro.

Além disso, o especialista aponta que a equipe está sempre monitorando comentários sobre Juliette nas redes sociais para responder a possíveis problemas, ou incentivar discussões positivas. "Eles são rápidos. Quando veem que algo está tomando maiores proporções, entram nas conversas e dão alcance a essas conversas. Também ficam muito atentos aos sentimentos dos comentários. Sinto que eles têm uma percepção do que está sendo positivo e negativo pra imagem da Juliette, e conseguem se posicionar e defender ela aqui fora", disse.

Estratégia multiplataforma

Além de perfis oficiais nas principais redes sociais, Juliette também tem presença em outras plataformas, como playlists especiais no Spotify, e grupos de Telegram e Facebook. "Desde o começo a gente quis ser multiplataforma, tentou estar presente em todas as principais redes sociais. Até em coisas que não têm necessariamente chats, como Spotify, mas que também têm público", explicou Candy Ferraz, head de conteúdo do Time Juliette, na live da equipe.

A comunicação em cada rede adota abordagens diferentes, de acordo com o comportamento nativo dos usuários na plataforma. "O Twitter é uma rede para narrar 24h, acompanhar tudo. O Instagram também. O TikTok é diferente, é uma plataforma de dublagem, de música, de humor. Temos um alcance imenso com arquivos de vídeos de tutoriais de maquiagem e o de pérolas, com várias falas engraçadas. Também pego muito as pessoas dublando Juliette. e interagindo os seguidores o tempo todo, em todos os comentários", afirmou Rallyson Chaves head do Tiktok e Spotify.

O Instagram como continuação do programa

Para Têca Falcão, Head de Instagram da equipe, as estratégias de conteúdo são voltadas para que o público encontre, nas redes sociais, uma continuação do BBB, aproveitando a audiência do programa. "O instagram é a rede mais utilizada pelos brasileiros, e a gente se aproveita disso. Damos continuidade ao programa, com edições, vídeos. As pessoas querem ver mais sobre o programa, sobre juliette. Como já sabemos o que faz sucesso, fazemos o direcionamento dos conteúdos para que eles alcancem cada vez mais pessoas", disse Têca.

Para não perder a audiência das redes, Deborah explicou que toda a equipe foca na elaboração de conteúdos interessantes. "A audiência vem para ver Juliette. Mas se o conteúdo não for atrativo o suficiente, a gente não retém. Então nossa estratégia é ter sempre conteúdo relevante, que gere identificação. E assim a gente atrai, e também engaja e fideliza a audiência. Tentamos dar uma mesclada entre pautas importantes e engraçadas", compartilhou.

Atualizações constantes

Nos perfis de Juliette, as atualizações são constantes. De acordo com o especialista João Pedro, o grande número de postagens contribui para a viralização de conteúdos e para o aumento do alcance da conta. É uma estratégia já adotada por grandes marcas.

"A equipe deles posta muito conteúdo para os fãs consumirem e repostarem, bem mais que a média dos outros participantes. Se a gente for ver as marcas que mais engajam no instagram, são justamente as que mais postam também", diz João Pedro. Ele cita o levantamento da Socialbakers que indica que as marcas de maior engajamento no Instagram sempre fazem mais de um post por dia. "Hoje, na rede social, é crucial você ter frequência alta de postagens para surfar os orgânicos e ter mais engajamento. Quem posta apenas uma vez por semana não vai conseguir se manter consistente em crescimento. As marcas que mais postam costumam ser as que mais geram engajamento", explica o especialista.

Trabalho de imagem e linguagem

Como Juliette não deixou conteúdos específicos para serem postados em suas redes, a equipe recorreu aos arquivos do Instagram para construir a imagem da participante e reforçar sua autenticidade. "Fizemos uma "operação" nos stories dela, para ver o que a gente podia aproveitar desses arquivos e trabalhar a imagem dela. A ideia foi trabalhar a imagem do que ela realmente é: as gaiatices, o fato de falar demais, de ser estabanada. A gente quis dar essa humanizada, mostrar que ela realmente é aquela pessoa", explicou Deborah Vidjinsky.

A head de conteúdo Candy Ferraz afirmou que, neste processo, a equipe percebeu que poderia trabalhar "personas" diferentes de Juliette, para gerar identificação com o público. "Ela é tão multifacetada que a gente foi percebendo personas. Temos a advogada, a maquiadora, a cantora, a gaiata. Tentamos todos os dias ir contemplando esses pontos. Tem gente que se identifica com ela porque ela é nordestina, porque ela fala muito", explicou Candy.

O trabalho de construção de imagem pensou também na identidade visual das imagens das redes sociais e uma linguagem que fosse condizente com o jeito de Juliette de se expressar. A equipe conta como um acerto quando recebe comentários de fãs que falam que parece que é a própria Juliette que está fazendo as legendas de suas fotos e mensagens no Twitter.

Construção de comunidade

A interação constante com os fãs de Juliette também é uma das bases da comunicação da equipe. Em todas as redes sociais, os profissionais se dividem para responder mensagens, tirar dúvidas, repostar memes, artes, vídeos. Para João Pedro Motta, esse é dos maiores acertos da equipe, que estimula a "cocriação" com os fãs. Na live da equipe, Deborah e Rallyson compartilharam que alguns integrantes do time eram originalmente fãs de Juliette que já estavam criando conteúdos relevantes e com potencial de viralização. Ao engajarem com os fãs, a equipe estimulou a criação de uma comunidade, os "Cactos", espectadores do programa que defendem Juliette com unhas e dentes, fazem fã-clubes e puxam "mutirões" de votos.

Futuro pós-BBB

Embora não seja possível prever o futuro de Juliette no reality show, o interesse em torno da participante e o crescimento expressivo de suas redes sociais já demonstram que, mesmo que não leve o prêmio de 1,5 milhão de reais do programa, a paraibana fará sucesso aqui fora.

"Ela tem 17 milhões de seguidores, e com certeza vai continuar crescendo até o final do programa. O engajamento dela vai cair, é natural, porque ela vai perder esse "canhão de mídia" da Globo. Mas com tantos milhões de seguidores, por mais que ela perca 90% do engajamento que tem hoje, a marca de Juliette ainda será muito relevante", afirma João Pedro Motta.


 “A equipe de marketing da Juliette já se tornou o maior case de gestão de marca do ano de 2021 e, certamente, um dos mais assertivos dos últimos anos, catapultando também o crescimento da audiência do BBB”, explica Caio Braga, publicitário especialista em branding.  Segundo o especialista, o que de fato o time da advogada está fazendo é gestão de branding. É essa estratégia que te fez olhar o emoji de cacto, o sotaque, as músicas e tudo mais que envolve o ecossistema de Juliette de uma forma diferente! 

 “Um dos principais focos desta gestão é a busca por uma relação afetiva sólida entre público e marca. Os mais de dezessete milhões de seguidores no Instagram oficial de Juliette, recorde dentre todos os que já passaram pelo BBB, atestam a eficácia da estratégia”, pontua. “E engana-se quem acredita que se trata somente de identidades visuais uniformes, como emojis (o que também está sendo empregado com louvor). São pontos importantes, mas a camada do sucesso é mais profunda”, completa. 

Braga aponta que o trabalho viabilizou uma verdadeira comunidade, integrada essencialmente pelos valores centrais da sister. Nessa construção que mora o sucesso de Juliette: ela possui verdadeiros advogados de marca, algo que só se estabelece quando existe fidelidade: “Juliette não conquistou apenas seguidores, ela trouxe pessoas que estão fiéis a ela por vários motivos: identificação pessoal, regional e até comunicacional. Um alicerce muito bem estruturado e que permite ao marketing explorar cada vez mais as possibilidades de interação online”.

Um exemplo disso? Na noite do último dia 29, a equipe veiculou um post parabenizando a participante pelos 17 milhões de seguidores alcançados, mas utilizaram “16 + 1” como texto — uma clara referência aos valores e posicionamentos políticos da participante. “Esse é, também, um pilar fundamental da gestão de branding: fidelidade aos valores da marca. Embora muitos comentam que marcas ainda não podem se posicionar (e Juliette também é uma marca), eu considero exatamente o contrário: marcas que não se posicionam acabam caindo no esquecimento”.

Walter Landor, um dos pioneiros na indústria do design gráfico, dizia que “produtos são feitos nas fábricas, mas marcas são construídas na mente”. “A equipe de Juliette entendeu isso perfeitamente e colocou a nordestina nas rodas de conversa do país inteiro. Merecidos aplausos”, finaliza Caio.

Via: Metropoles e Administradores