Integração de agências de inteligência é prioridade para governadores do Cosud
No segundo dia de evento, chefes dos sete estados se reuniram a portas fechadas no Palácio dos Bandeirantes
Durante toda esta sexta-feira (20), pelo menos 24 grupos de trabalho interestaduais do 9ª edição do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Cosud) se dividiram entre importantes e simbólicos cartões-postais de São Paulo, como o Palácio dos Bandeirantes, a Pinacoteca e a Sala São Paulo, onde ocorreu a cerimônia solene de abertura do evento nesta última quinta-feira (19).
Na sede do Poder Executivo paulista, o anfitrião, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu, com honras de Estado, os governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo; Ratinho Júnior(PSD), do Paraná, e Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, além da vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm (PL).
Lá, os líderes estaduais se reuniram para discutir um dos principais temas deste segundo dia do Consórcio: as políticas de Segurança Publica. A intenção é articular uma grande integração de dados de inteligência entre os sete estados para combater o crime organizado em operações conjuntas.
“É importante que nossos secretários de Segurança nos orientem sobre o que podemos dialogar com nossas bancadas, no sentido de cada vez mais apertar as leis e as regras para fortalecer o combate ao crime”, afirmou Ratinho Júnior, governador do Paraná e atual coordenador do Cosud, à Let’s Go Bahia.
Muito além da capital
Uma outra frente que especialmente São Paulo busca apoio dos demais integrantes do Cosud é a promoção da descentralização do turismo - ou seja, trabalhar a ideia de que o estado tem mais a oferecer do que apenas a capital paulista, destino mais lembrado pelos turistas.
“Temos aqui a melhor infraestrutura, as melhores estradas do país, o maior porto e hub aeroportuário da América Latina, os três maiores aeroportos do Brasil, além de mais de 30 regionais. Somos o maior emissor e receptor de turistas do país. São Paulo tem muito a oferecer além da capital”, disse o secretário estadual de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, à Let’s Go Bahia.
O titular da pasta também adiantou à reportagem que um programa intitulado “Academia do Turismo” deve ser apresentado em breve ao governador paulista. O objetivo é contribuir para a inclusão social e geração de emprego em todas as regiões do estado, envolvendo campanhas de boas práticas no turismo, formação, graduação, pós-graduação, bolsas de mestrado e de doutorado, formando um amplo programa de qualificação profissional para o turismo.
A 9ª edição do Cosud segue até este sábado (21), quando os governadores dos sete estados lerão a Carta São Paulo, documento que contará com as principais conclusões e resultados dos grupos de trabalho.