fotos: Anne Hanielly (LetsGo Bahia) e Fernando Vivas (GOVBA)
Um evento na noite desta segunda-feira (06) no Museu de Arte Moderna, na Avenida Contorno, abriu as portas para uma série de ações filantrópicas que abraçam diversas causas sociais na Bahia. O Instituto Terra Firme - com atuação em todo o Brasil -, chegou ao estado baiano com a missão abrangente de combater a fome e a insegurança alimentar, além de incentivar a educação, empreendedorismo, esporte, arte, cultura da Bahia, além de combater a violência contra a mulher e preservação da biodiversidade.
O encontro, que uniu empresários e poder público em uma noite que contou com a apresentação da Neojibá e da banda Olodum, marcou o início de uma jornada de, parceria, solidariedade na transformação social na Bahia e no Brasil, com o apoio à infância, à promoção da cultura, à igualdade de gênero e à conservação ambiental.
Na ocasião, foi firmada uma parceria entre o Instituto Terra Firme e o Governo da Bahia no combate à fome e insegurança alimentar, com a assinatura de um Termo de Parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Coordenação Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome, e o Instituto Terra Firme, para implantação de bancos de alimentos.
O governador Jerônimo Rodrigues considera importante que iniciativas como essa sejam fortalecidas, para apoiar o combate ao desperdício e à fome no estado. “Estamos trabalhando para encontrar políticas e ações permanentes, sustentáveis de combate à pobreza, com saídas efetivas para que as pessoas não precisem do Estado para angariar uma cesta básica, um prato de comida”.
Inserida no âmbito do programa Bahia Sem Fome, a parceria tem como objetivo principal a implantação de bancos de alimentos que atendam os 27 territórios de identidade da Bahia. A titular da Seades, Fabya Reis, explica que já está sendo feito o mapeamento das organizações que integrarão a grande rede de benfeitoria. “Essa parceria nos abre uma possibilidade de consolidação de um planejamento dessa gestão, que é o enfrentamento à fome e a garantia da segurança alimentar e nutricional da população”. A partir deste acordo, a entidade vai coletar nas redes de supermercados, nas feiras livres e outros, produtos que perderam as características para venda, mas que conservam o valor nutricional e podem ser doados”.
A ação se consolida como uma importante estratégia entre o poder público e o setor privado do ramo alimentício. Segundo o coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, o instrumento vai ao encontro das diretrizes do programa. “Dentro desse grande pacto federativo, é importante também a gente fazer uma aliança com a iniciativa privada, que, assim como a sociedade civil organizada e o poder público, tem papel complementar dentro dessa agenda de enfrentamento à fome”.
Para o prefeito de Salvador, Bruno Reis, a chegada do Instituto à cidade vem para somar esforços e se juntar com o poder público para constituir parcerias. "Fico muito feliz com o compromisso e responsabilidade social do empresário Augusto Lima, tem, conheço a história dele, fomos colegas de escola, temos origens humildes, e agora traz o Instituto para transformar e mudar a realidade de pessoas carentes, mais pobres, fazendo o bem. Vida longa ao Terra Firme, vamos construir parcerias com a Prefeitura para ajudar, cuidar dos mais pobres, das pessoas, que é o propósito maior da nossa vida".
Secretária Fabya Reis, Fabiana Peres, Augusto Lima, governador Jerônimo Rodrigues e coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira
Grupo Olodum se apresentando no evento
Flávia Peres, presidente do Instituto Terra Firme
O cantor Bell Marques também marcou presença ao lado de autoridades
Prefeito de Salvador, Bruno Reis
Ex-prefeito de Salvador, ACM Neto
Prefeito de Salvador, Bruno Reis