Últimas notícias

Instituto Flávia Abubakir celebra 200 anos da Independência da Bahia com palestra e exposição em parceria com IGHB

Instituto Flávia Abubakir celebra 200 anos da Independência da Bahia com palestra e exposição em parceria com IGHB
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

27/06/2023 6:27pm

O Instituto Flávia Abubakir inicia, nesta quarta-feira (28), uma programação especial em celebração aos 200 anos da Independência da Bahia, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB-BA) com um ciclo de palestras e uma exposição - destacando detalhes da história do Bicentenário da Independência da Bahia - tudo inteiramente gratuito.

O ciclo de palestras “Bicentenário da Independência: Reflexões e perspectivas” acontecerá a partir das 16h e contará com os pesquisadores: Daniel Rebouças - historiador, Doutor em História/UFBA, bolsista da FGV/Sec-Ba, consultor de iconografia, escritor e membro associado do Instituto Flávia Abubakir;Fábio Baldaia - sociólogo, Doutor em Ciências Sociais, Professor do IFBA, Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Brasil Profundo (LAEBRAP), pesquisador nas áreas de cultura, política, festas populares e formação da sociedade brasileira; Milton Moura - professor de História aposentado da UFBA, pesquisador do Carnaval de Salvador e das Festas de Independência da Bahia, e Pablo Magalhães - professor associado de História do Brasil da UFOB, membro associado do Instituto Flávia Abubakir, sócio do IGHB, além de Rafael Dantas - professor, historiador, consultor, membro associado do Instituto Flávia Abubakir, sócio do IGHB.

Também integra a programação a exposição “Dois de Julho: Bicentenário da Independência da Bahia”, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia - IGHBA. Com curadoria de Daniel Rebouças, Pablo Magalhães e Rafael Dantas, a exposição busca ilustrar o tema com imagens da Coleção Flávia e Frank Abubakir. A visitação começa dia 28 e segue até 28 de julho, de terça a sexta, das 13h às 18h. Segundo Dantas, que também é colunista da Let'sGo, a proposta do evento é valorizar o riquíssimo acervo e patrimônio, existente e preservado no Instituto Flávia Abubakir, com recorte ligado à Independência da Bahia. "Os curadores tiveram o cuidado de fazer uma seleção apurada, contextualizando o processo de independencia entre 1822 e 1823, e metade do século XIX. Na palestra, serão exibidas falas para dialogar com a importancia do Dois de Julho, e lembrando a relevância no cenário brasilero".