Calor em alta: dicas para cuidar da saúde durante as ondas de calor neste verão
Foto: Imagem gerada por IA Com temperaturas próximas ou acima de 40 °C em algumas regiões da Bahia neste verão, as chamadas ondas de calor têm colocado a ...
Fotos: Ana Vitória Nascimento
Em uma iniciativa inédita para promover a alfabetização e o avanço da aprendizagem de crianças da rede pública, o Instituto Ayrton Senna e o recém-lançado Instituto Ivete Sangalo firmaram uma importante parceria para fortalecer a educação no município baiano de Juazeiro — terra natal da artista. A parceria foi lançada em cerimônia oficial realizada na Prefeitura Municipal de Juazeiro nesta segunda-feira (03).
A ação une a expertise do Instituto Ayrton Senna na implementação de programas educacionais de impacto com o compromisso do Instituto Ivete Sangalo com a garantia dos direitos da infância. As iniciativas serão implementadas com apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Entre os programas adotados estão o Se Liga e o Acelera, que atuam na alfabetização de estudantes com defasagem escolar, promovendo o avanço de até dois anos em um único ciclo. A expectativa é de que, já em 2025, cerca de 150 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental sejam beneficiados. Também estão previstas formações pedagógicas para professores, fornecimento de materiais didáticos e acompanhamento técnico contínuo.
“A parceria com o Instituto Ivete Sangalo é uma união poderosa de propósitos. Juntos, estamos somando forças para transformar a realidade da educação em Juazeiro, com foco na alfabetização — uma etapa decisiva para o sucesso escolar”, afirmou Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto Ayrton Senna.
Para Ivete Sangalo, essa é uma missão com raízes profundas: “É uma alegria enorme poder apoiar uma solução que pode transformar o futuro de tantas crianças em Juazeiro, minha terra. Olhar para a educação é garantir dignidade e oportunidade. Essa parceria fortalece uma rede de colaboração que acredita nessa potência”, declarou a artista.
Um diagnóstico educacional conduzido pelas instituições apontou desafios significativos: apenas 4 em cada 10 estudantes finalizam o Ensino Fundamental com o nível adequado em Português, e apenas 2 em Matemática. A meta da iniciativa é reverter esse cenário com foco em alfabetização de qualidade e apoio direto aos educadores.
O projeto se inspira em resultados já consolidados. No município baiano de Licínio de Almeida, por exemplo, a parceria com o Instituto Ayrton Senna zerou o abandono escolar e levou a rede ao topo do Ideb estadual.
Foto: Imagem gerada por IA Com temperaturas próximas ou acima de 40 °C em algumas regiões da Bahia neste verão, as chamadas ondas de calor têm colocado a ...
Fernando Barbosa IPAC O Museu do Recôncavo Wanderley Pinho marcou o início de sua nova fase com a visita de mais de 5 mil pessoas nos primeiros 30 dias ap...
Fotos: Cleiton Ramos/ Divulgação/ Pé Quente Publicidade A Bahia encerrou 2025 com um desempenho que chama atenção no mercado de veículos usados e seminovo...