O Hackathon+ OSID é um programa de imersão e colaboração que visa estimular a criação de projetos inovadores. Em parceria com a Rede+, Sebrae e Grupo Civil, o evento acontecerá durante as celebrações do 64º aniversário das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador-BA, de 16 a 18 de junho de 2023.
Com a participação de mais de 100 maratonistas e mentores, a maratona de mais de 40 horas de duração tem como objetivo desenvolver soluções tecnológicas para os desafios propostos pela OSID. Serão selecionadas 12 equipes multidisciplinares para criar soluções que melhorem as operações da instituição.
Os desafios a serem trabalhados pelas equipes incluem a criação de um sistema integrado de gestão de doações, canal de vendas virtual integrado à operação e ferramentas para aprimorar a experiência das pessoas com a OSID. Os projetos serão avaliados levando em conta critérios como tecnologia, inovação, usabilidade, viabilidade e impacto, e passarão por uma série de conteúdos e mentorias com especialistas em criação de soluções inovadoras.
As inscrições para o Hackathon+ OSID estão abertas até o dia 05 de junho, através do link. Podem se inscrever equipes ou indivíduos profissionais e estudantes das áreas de tecnologia, design, gestão e conhecedores das temáticas dos desafios propostos pela instituição.
Para Sergio Lopes, Gerente Corporativo das Obras Sociais de Irmã Dulce, a iniciativa promete colaborar fortemente com os desafios vivenciados atualmente na instituição, podendo contribuir para uma grande transformação nos resultados da OSID.
O coordenador de Negócios Inovadores do Sebrae BA, Tauan Reis, apresenta a tecnologia enquanto uma ferramenta poderosa para ajudar a resolver os desafios sociais. “Esperamos que o Hackathon possa fazer a diferença na vida de muitas pessoas, contribuindo com a OSID e construindo um mundo mais inovador e solidário."
Para Rodrigo Paolilo, CEO da Rede+, a inovação corporativa beneficia desde instituições privadas, públicas e também o terceiro setor. "É uma felicidade poder desenvolver um projeto que irá propor a transformação da OSID através da tecnologia e inovação, uma instituição que acolhe e ajuda milhares de baianos", complementou.
Já o CEO do Grupo Civil, Rafael Valente, acredita no papel fundamental das empresas na construção de uma sociedade mais justa e solidária. “Acreditamos num passo além da filantropia, acreditamos no investimento social privado, quando colocamos o melhor dos nossos cérebros em prol de boas organizações como a OSID. Foi assim que tivemos a ideia do Hackathon”.