Últimas notícias

Governo do Estado anuncia licitação para revitalização do Parque de Pituaçu

Governo do Estado anuncia licitação para revitalização do Parque de Pituaçu
Da Redação

Da Redação

21/06/2024 2:30pm

Fotos: Matheus Landim/GOVBA

Em um movimento significativo para a preservação ambiental e o desenvolvimento urbano, o Governo do Estado da Bahia lançou oficialmente, nesta quinta-feira (20), a licitação para a revitalização do Parque Metropolitano de Pituaçu, uma das maiores áreas verdes de Salvador. A primeira etapa das obras receberá um investimento de R$ 25 milhões, abrangendo toda a extensão da ciclovia.

O evento, realizado no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, que representou o governador Jerônimo Rodrigues. “O Parque de Pituaçu é um espaço de encontro da diversidade, um encontro de todas as classes. É uma área de lazer e também para a prática de esportes, que estabelece o convívio entre os diversos pontos da nossa cidade”, afirmou Geraldo Júnior, enfatizando a importância de conciliar desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente.

Sob a responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), a licitação será publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (21) e deve ser concluída em 90 dias. O projeto tem um prazo de execução de até 12 meses.

O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, destacou que esta obra marca o início do processo de ressignificação das unidades de conservação, envolvendo a sociedade nas discussões. “Nós temos em Salvador belíssimos parques como Abaeté, Zoológico, São Bartolomeu e Pituaçu. É fundamental preservar e, ao mesmo tempo, desenvolver e envolver a sociedade para um uso sustentável, turístico e regenerativo”, explicou Sodré.

O orçamento previsto inclui intervenções nos 15 quilômetros da ciclovia, construção de cinco quilômetros de passeios, implantação de novos pontos de apoio e primeiros socorros, bicicletários, cercamento de trechos do parque, iluminação, paisagismo, estabilização de taludes e soluções para os alagamentos no KM 9 da ciclovia.

Mesmo durante as obras, o parque continuará acessível aos visitantes. Bernadete Argolo, coordenadora do parque, ressaltou que a requalificação trará inúmeros benefícios, não apenas estéticos. “Acredito que isso vai gerar emprego e renda, beneficiando a comunidade do entorno. A Bahia ganhará um espaço voltado ao turismo, entretenimento, lazer e cultura”, afirmou.

No início deste mês, o Governo do Estado autorizou a contratação de uma empresa para elaborar o projeto de recuperação estrutural do Monumento à Mário Cravo, com obras do renomado artista plástico, localizado na entrada principal do Parque de Pituaçu.

Sobre o Parque Metropolitano de Pituaçu

Criado em setembro de 1973, o Parque Metropolitano de Pituaçu possui uma área total de 392 hectares, preservando uma remanescente da Mata Atlântica. O parque é um santuário de biodiversidade, abrigando uma grande variedade de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Com uma lagoa de quatro quilômetros de extensão e 200 mil metros quadrados de espelho d'água, é a maior área verde de uso público de Salvador, oferecendo infraestrutura que equilibra o uso comunitário e a preservação ambiental.