Últimas notícias

Governo da Bahia e BNDES firmam parceria para impulsionar a economia verde no estado

Governo da Bahia e BNDES firmam parceria para impulsionar a economia verde no estado
Da Redação

Da Redação

13/04/2024 9:00pm

Foto: Eudes Benício

Em uma reunião realizada na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (11), o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente da instituição, Aloizio Mercadante, deram início a uma colaboração estratégica para promover o desenvolvimento econômico sustentável e a bioeconomia na Bahia. Um dos principais pontos discutidos foi a elaboração de um plano de investimento voltado para a expansão do setor de energia limpa e do hidrogênio verde no estado.

Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da parceria e destacou o papel do BNDES nesse processo: “Viemos discutir financiamento e apoio ao setor produtivo do estado da Bahia. Já temos uma parceria e agora com o presidente Lula, e tendo o Mercadante nesse posto, nos ajuda bastante a avançar na relação com as empresas, mas também com o financiamento de nossas ações para o desenvolvimento econômico da nossa nova Bahia”.

Por sua vez, Aloizio Mercadante enfatizou o potencial da Bahia para liderar iniciativas na área de energia renovável: “Vamos fazer um termo de colaboração bastante amplo para trazer não só os estudos, estruturação de projetos do BNDES, mas também parcerias com o setor privado e financiamento à indústria, à inovação, à economia verde. Vamos ter projetos na área de energia, e a Bahia é uma potência na energia limpa renovável, eólica e solar, e também no hidrogênio verde”.

A reunião também abordou a aplicação de recursos para o desenvolvimento industrial, tecnológico e para a preservação ambiental. Além disso, foi discutida a criação e o financiamento do Fundo da Caatinga, um instrumento fundamental para o desenvolvimento sustentável dos estados do Nordeste.

Como resultado do encontro, ficou acertada a realização de uma oficina de crédito na Bahia, com técnicos do BNDES, para ampliar o apoio a micro e pequenas empresas. A comitiva baiana contou com a presença dos secretários estaduais do Desenvolvimento Econômico, do Meio Ambiente, da Infraestrutura, além de representantes de outras entidades governamentais.