Últimas notícias

Governadores do Sul e Sudeste prometem mega reflorestamento com plantio de 100 milhões de árvores

Tratado da Mata Atlântica foi firmado durante a 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Consud)

Governadores do Sul e Sudeste prometem mega reflorestamento com plantio de 100 milhões de árvores
Matheus Pastori

Matheus Pastori

21/10/2023 9:17pm

De volta à Sala São Paulo, onde se encontraram na última quinta-feira (19), governadores e representantes dos sete estados que formam o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) se reuniram novamente na manhã deste sábado (21), no Centro da capital paulista, desta vez para ouvir a quais conclusões chegaram os mais de 20 grupos de trabalho temáticos criados para o encontro.

Diante dos recentes desastres naturais e progressão do crime organizado nas duas regiões, as discussões sobre Meio Ambiente e Segurança Pública tiveram prioridade. Foi também neste âmbito o maior e mais importante anúncio feito durante o evento: o Tratado da Mata Atlântica. Ratinho Jr. (PSD), presidente do Consórcio, fez as honras.

“Estamos lançando como meta, a partir de hoje, o maior plantio de árvores do planeta, que é o plantio de 100 milhões de árvores da Mata Atlântica”, prometeu o governador do Paraná. O projeto ambicioso, previsto para ser finalizado em 2026, envolve uma área de 90 mil hectares, ou seja, mais de 120 mil campos de futebol.


Já representantes das Secretarias do Meio Ambiente e da Defesa Civil dos sete estados apresentaram aos governadores propostas de como viabilizar a integração de recursos e estratégias de prevenção de desastres naturais. O plano é aumentar o nível de previsibilidade, diminuindo o tempo de resposta das autoridades e chegando a um protocolo unificado de atendimento à população atingida.

A mesma lógica de integração também foi aplicada às propostas apresentadas pelo grupo de Segurança Pública. A ideia é que  haja um gabinete interestadual que garanta que as forças de cada um dos sete estados apoiem uma a outra de forma mais eficaz.

Como exemplo da importância dessa colaboração contínua, o secretário estadual de Segurança Publica de São Paulo, Guilherme Derrite, citou a apreensão de armas bélicas que foram furtadas do arsenal de um quartel do Exército; parte do armamento foi encontrada no Rio de Janeiro e, outra, no interior paulista. “Essa operação é a prova que a integração funciona, que ela existe e que é mais que necessária”, disse Derrite.

Encerrando o evento, os governadores assinaram a Carta São Paulo, documento que oficializa as propostas desta edição do Consórcio. No texto, lido pelo consagrado ator Odilon Wagner, Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Cláudio Castro (RJ), Renato Casagrande (ES), Ratinho Júnior (PR) e Eduardo Leite (RS) reforçam seus empenhos na construção de políticas que promovem a melhoria da qualidade de vida da população.