Últimas notícias

Fundo de População da ONU entrega Selo UNFPA Bahia 2025 a municípios com boas práticas em saúde e igualdade de gênero

Fundo de População da ONU entrega Selo UNFPA Bahia 2025 a municípios com boas práticas em saúde e igualdade de gênero
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

11/09/2025 1:05pm

Foto: 

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) realiza nesta sexta-feira (12), às 17h30, no espaço The Latvian, na Bahia Marina, a cerimônia de entrega do Selo UNFPA Bahia 2025. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Governo do Estado, vai reconhecer 23 práticas inovadoras de 13 municípios baianos que se destacaram na promoção da saúde sexual e reprodutiva, na redução da mortalidade materna e no enfrentamento à violência de gênero.

Entre as cidades contempladas estão Alagoinhas, Dom Basílio, Itabuna, Itacaré, Itapetinga, Mata de São João, Presidente Dutra, Rio de Contas, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Serrolândia, Vitória da Conquista e Almadina. As experiências reconhecidas terão validade de dois anos e serão divulgadas em publicações oficiais do UNFPA, ampliando sua visibilidade e potencial de impacto.

A solenidade contará com a presença de Florbela Fernandes, representante do UNFPA no Brasil, além de autoridades estaduais e municipais, lideranças da sociedade civil, parceiros do setor privado e representantes da imprensa.

O selo e seus objetivos

O UNFPA é a agência da ONU responsável por saúde sexual e reprodutiva, com atuação em mais de 150 países. O Selo Bahia 2025 está alinhado aos três Resultados Transformadores do UNFPA:

  • zero necessidade insatisfeita de planejamento reprodutivo;
  • zero morte materna evitável;
  • zero violência baseada em gênero.

As iniciativas passam por rigoroso processo de avaliação e recebem certificado e troféu de reconhecimento. Além disso, passam a integrar um conjunto de práticas inovadoras que poderão inspirar políticas públicas em outros municípios, estados e até países.

A cerimônia

A produção do evento é assinada pela Oquei Entretenimento, comandada pelos irmãos Ricardo e Rafael Cal, que acumulam quase duas décadas de atuação na realização de grandes eventos na Bahia, com apoio da relações-públicas Gis de Oliveira.

A mestre de cerimônias será a atriz Úrsula Corona, que vive em Portugal, apresenta um programa de entrevistas na Globo Internacional e lidera projetos sociais por meio do Instituto Fome de Tudo. A programação inclui ainda o espetáculo da Banda Ópera B, formada por Jonga Cunha, Rafa Chaves e Rafael Jardim, que mistura música, tecnologia e interação artística em uma experiência cênica inovadora.