Últimas notícias

Frente fria provoca chuvas intensas e ventos fortes em Salvador, alerta Codesal

Frente fria provoca chuvas intensas e ventos fortes em Salvador, alerta Codesal
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

02/05/2025 7:00pm
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS


Salvador enfrenta desde a madrugada desta quinta-feira (2) os efeitos de uma frente fria que avança pela região. De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), o volume de chuvas nas últimas 24 horas ultrapassou os 100 mm em alguns pontos da capital, acompanhado de rajadas de vento que chegaram a 60,5 km/h.


Entre os bairros mais atingidos estão Barro Duro - Fundac (118 mm), Praia do Flamengo (91,6 mm), Periperi (91 mm) e Ilha de Bom Jesus dos Passos (88,6 mm). Já os ventos mais fortes foram registrados em Valéria (60,5 km/h), Praia do Flamengo - Parque das Dunas (58,7 km/h) e Canabrava (55,8 km/h).

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou que a prioridade do órgão é preservar vidas por meio da prevenção. “Salvador está mais preparada para enfrentar os imprevistos climáticos, tanto que atravessamos as últimas quatro Operações Chuva sem a perda de vidas”, afirmou, citando investimentos em tecnologia e infraestrutura, como a criação do Cemadec e do Centro de Pesquisas da Defesa Civil (Cepdec).

Previsão do tempo

A previsão para esta sexta-feira (3) e sábado (4) é de céu nublado a parcialmente nublado, com até 90% de chances de chuvas moderadas a fortes a qualquer hora do dia. No domingo (5), o tempo deve continuar instável, com céu parcialmente nublado e possibilidade de até 40% de chuvas fracas a moderadas.

Segundo a subcoordenadora do Cemadec, Alana Matos, a Codesal utiliza o modelo de previsão atmosférica WRF, adequado às características climáticas de Salvador, o que contribui para maior precisão nas previsões.

Ações preventivas

Em campo, engenheiros e geólogos da Defesa Civil seguem realizando vistorias em áreas de risco, conforme estabelece o Plano Preventivo da Defesa Civil de Salvador (PPDC). As ações buscam identificar sinais de deslizamentos, como rachaduras em imóveis e muros inclinados. As inspeções estão concentradas nas comunidades de Mamede, Creche, Moscou I e II, Bosque Real, Olaria e Mangabeira.

Solicitações em alta

Nas últimas 24 horas, a Codesal registrou 100 solicitações de atendimento, sendo 34 referentes a ameaças de deslizamento, 19 por risco de desabamento e 12 por deslizamentos de terra.

Alerta nas praias

Com previsão de fim de semana chuvoso, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) alerta banhistas para os perigos nas praias durante o período. “Com o mar mais agitado e correntes mais fortes, aumenta o risco para os banhistas”, afirma o coordenador Kailani Dantas. Ele ainda destaca o risco de descargas elétricas no mar durante a chuva. As praias de Jaguaribe, Piatã e Itapuã exigem atenção redobrada.

A Salvamar reforçará as ações da Operação Praia Segura com agentes posicionados e rondas volantes nas áreas de maior risco.

Plantão 24h

A Codesal mantém plantão 24 horas. Em caso de emergência, a população deve acionar o órgão pelo número 199.