Últimas notícias

Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita no Jardim dos Namorados

Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita no Jardim dos Namorados
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

15/11/2024 3:16pm

Foto: Edgar de Souza 

A cidade de Salvador será palco da estreia do Festival Ubaque, evento que traz uma programação musical de peso, com shows gratuitos e abertos ao público, nos dias 30 de novembro (sábado) e 1º de dezembro (domingo), às 15h, na Arena Jardim dos Namorados. O festival marca a saída do Ubaque Conteúdo Musical do universo digital para as ruas, ampliando a visibilidade de novos talentos da cena musical baiana. Com patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador e da Devassa, o evento promete movimentar an agenda cultural da cidade e dar destaque a artistas emergentes.

Entre os nomes já confirmados para o festival estão o rapper Vandal, e os cantores Dja Luz, Letícia e Gibi, artistas que vêm conquistando cada vez mais espaço na cena musical local e nacional. O Ubaque Conteúdo Musical, projeto que dá visibilidade a novos talentos por meio da gravação de conteúdos audiovisuais em pontos estratégicos da cidade, segue sua missão de fortalecer a música de Salvador e criar novas oportunidades para artistas da nova geração. A iniciativa é uma parceria entre a Join Entretenimento (de Camila Rebouças e Fábio Almeida), a Virgin Music (braço da Universal Music) e o selo Tha House Co, especializado em música urbana.

“O Festival Ubaque é mais uma etapa de um trabalho que já vem gerando frutos muito positivos para os artistas que integram o projeto. O público vai poder conferir ao vivo a diversidade de gêneros que esses músicos têm a oferecer, e, como sempre, o conteúdo gerado será disponibilizado nas plataformas digitais, ampliando ainda mais o alcance de suas músicas”, explica Camila Rebouças, uma das idealizadoras do Ubaque Conteúdo Musical.

Além do festival, o projeto já proporcionou aos artistas do selo a participação em eventos como o Palco Rua do Festival de Verão 2024 e o Trio Ubaque no Carnaval de Salvador deste ano. Agora, o festival se apresenta como uma nova oportunidade de produção, divulgação e ampliação do alcance desses artistas, com gravações ao vivo que servirão como material promocional e conteúdo exclusivo para plataformas digitais.

A realização do Festival Ubaque conta com o patrocínio da Devassa e da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura, o que, segundo Camila Rebouças, é fundamental para a realização do evento: “Esse patrocínio é crucial para movimentar a economia criativa da cidade e oferecer aos artistas uma estrutura adequada para se apresentarem. É um incentivo não só à produção musical, mas também ao fomento de novos talentos em Salvador”.

Artistas confirmados

Vandal, rapper baiano de destaque, acumula mais de 4 milhões de streams no Spotify e é conhecido por suas parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Baiana System, Melly, Hiran e Giovani Cidreira. Ele também faz parte do disco Sabotage 50, homenagem ao rapper paulista Sabotage.

Letícia é uma cantora que mistura influências de grandes ícones da música brasileira, como Gal Costa e Caetano Veloso, com o som da Baiana System e Gilsons. Sua música, que passeia por diferentes gerações e estilos, traz uma sonoridade única e atual. Ela é uma das artistas do selo Ubaque, com faixas como “Nova Era”, já disponíveis no YouTube.

Gibi, cantor e compositor de 26 anos, se destaca na cena musical baiana com seu estilo único, que mistura R&B, trap e pagotrap. Seu segundo lançamento pelo Ubaque, “Mudar de Vida”, ganha produção de Jaguar Andrade, Monog e Felipe Poeta, e é um exemplo de sua sonoridade envolvente. Seu primeiro single no selo, “Olha Você”, também teve grande repercussão.

Dja Luz, baiano, cantor, compositor e multi-instrumentista, tem se destacado por sua fusão da música contemporânea com as raízes da música africana. Com composições que utilizam a percussão como elemento principal, ele é um dos artistas mais respeitados da nova geração da música baiana, com canções gravadas por artistas como Natiruts, Lazzo Matumbi e Margareth Menezes.

Com esse elenco talentoso e uma proposta inovadora, o Festival Ubaque promete ser um marco na agenda cultural de Salvador, celebrando a diversidade e a criatividade da música local e oferecendo ao público a chance de vivenciar a energia única dos artistas da cidade. O evento é gratuito e tem capacidade limitada, sendo importante que o público chegue cedo para garantir seu lugar.