Foto: Edgar de Souza
A cidade de Salvador será palco da estreia do Festival Ubaque, evento que traz uma programação musical de peso, com shows gratuitos e abertos ao público, nos dias 30 de novembro (sábado) e 1º de dezembro (domingo), às 15h, na Arena Jardim dos Namorados. O festival marca a saída do Ubaque Conteúdo Musical do universo digital para as ruas, ampliando a visibilidade de novos talentos da cena musical baiana. Com patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador e da Devassa, o evento promete movimentar an agenda cultural da cidade e dar destaque a artistas emergentes.
Entre os nomes já confirmados para o festival estão o rapper Vandal, e os cantores Dja Luz, Letícia e Gibi, artistas que vêm conquistando cada vez mais espaço na cena musical local e nacional. O Ubaque Conteúdo Musical, projeto que dá visibilidade a novos talentos por meio da gravação de conteúdos audiovisuais em pontos estratégicos da cidade, segue sua missão de fortalecer a música de Salvador e criar novas oportunidades para artistas da nova geração. A iniciativa é uma parceria entre a Join Entretenimento (de Camila Rebouças e Fábio Almeida), a Virgin Music (braço da Universal Music) e o selo Tha House Co, especializado em música urbana.
“O Festival Ubaque é mais uma etapa de um trabalho que já vem gerando frutos muito positivos para os artistas que integram o projeto. O público vai poder conferir ao vivo a diversidade de gêneros que esses músicos têm a oferecer, e, como sempre, o conteúdo gerado será disponibilizado nas plataformas digitais, ampliando ainda mais o alcance de suas músicas”, explica Camila Rebouças, uma das idealizadoras do Ubaque Conteúdo Musical.
Além do festival, o projeto já proporcionou aos artistas do selo a participação em eventos como o Palco Rua do Festival de Verão 2024 e o Trio Ubaque no Carnaval de Salvador deste ano. Agora, o festival se apresenta como uma nova oportunidade de produção, divulgação e ampliação do alcance desses artistas, com gravações ao vivo que servirão como material promocional e conteúdo exclusivo para plataformas digitais.
A realização do Festival Ubaque conta com o patrocínio da Devassa e da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura, o que, segundo Camila Rebouças, é fundamental para a realização do evento: “Esse patrocínio é crucial para movimentar a economia criativa da cidade e oferecer aos artistas uma estrutura adequada para se apresentarem. É um incentivo não só à produção musical, mas também ao fomento de novos talentos em Salvador”.
Artistas confirmados
Vandal, rapper baiano de destaque, acumula mais de 4 milhões de streams no Spotify e é conhecido por suas parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Baiana System, Melly, Hiran e Giovani Cidreira. Ele também faz parte do disco Sabotage 50, homenagem ao rapper paulista Sabotage.
Letícia é uma cantora que mistura influências de grandes ícones da música brasileira, como Gal Costa e Caetano Veloso, com o som da Baiana System e Gilsons. Sua música, que passeia por diferentes gerações e estilos, traz uma sonoridade única e atual. Ela é uma das artistas do selo Ubaque, com faixas como “Nova Era”, já disponíveis no YouTube.
Gibi, cantor e compositor de 26 anos, se destaca na cena musical baiana com seu estilo único, que mistura R&B, trap e pagotrap. Seu segundo lançamento pelo Ubaque, “Mudar de Vida”, ganha produção de Jaguar Andrade, Monog e Felipe Poeta, e é um exemplo de sua sonoridade envolvente. Seu primeiro single no selo, “Olha Você”, também teve grande repercussão.
Dja Luz, baiano, cantor, compositor e multi-instrumentista, tem se destacado por sua fusão da música contemporânea com as raízes da música africana. Com composições que utilizam a percussão como elemento principal, ele é um dos artistas mais respeitados da nova geração da música baiana, com canções gravadas por artistas como Natiruts, Lazzo Matumbi e Margareth Menezes.
Com esse elenco talentoso e uma proposta inovadora, o Festival Ubaque promete ser um marco na agenda cultural de Salvador, celebrando a diversidade e a criatividade da música local e oferecendo ao público a chance de vivenciar a energia única dos artistas da cidade. O evento é gratuito e tem capacidade limitada, sendo importante que o público chegue cedo para garantir seu lugar.