Últimas notícias

Fenagro 2025 é aberta em Salvador com expectativa de 200 mil visitantes até domingo (7)

Fenagro 2025 é aberta em Salvador com expectativa de 200 mil visitantes até domingo (7)
Da Redação

Da Redação

01/12/2025 1:05pm

Fotos: Thuane Maria / GOVBA

O Parque de Exposições de Salvador recebe, até o próximo domingo (7), a 34ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro). A programação reúne exposições e leilões de animais de alta genética, provas equestres, atrações culturais, gastronomia regional, turismo rural e serviços gratuitos de órgãos do Governo do Estado. A expectativa é de público superior a 200 mil pessoas ao longo dos oito dias de evento.

A cerimônia oficial de abertura ocorreu neste domingo (30), com participação do governador Jerônimo Rodrigues, que destacou o impacto econômico e social da feira. “A Fenagro é um espaço estratégico para fortalecer nossas cadeias produtivas, aproximar público e produtores e apresentar as inovações que estão transformando o agro baiano”, afirmou.

Com 600 expositores de 12 estados, a Fenagro apresenta cerca de 3 mil animais ao público. A edição 2025 traz novidades como o pavilhão Feira das Feiras, que reúne agroindústria, artesanato e produtos territoriais de 20 municípios baianos.

O evento também promove o torneio leiteiro das raças Gir Leiteiro e Girolando, além de competições que valorizam o desempenho funcional dos animais. O Pavilhão Institucional ocupa uma área de mais de 3 mil metros quadrados, com 40 estandes de secretarias estaduais e parceiros.

A Secretaria da Agricultura (Seagri) instalou sua sede operacional dentro do Parque, funcionando como centro de serviços, com orientações técnicas, demonstrações tecnológicas e análises laboratoriais do Centro Tecnológico Agropecuário da Bahia (Cetab). Reuniões e capacitações das Câmaras Setoriais também integram a programação. “A feira nos coloca lado a lado com quem faz o agro na Bahia”, destacou o secretário Pablo Barrozo.

Atrações imersivas e agenda econômica

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Inema montaram um espaço sensorial que recria a Mata Atlântica e utiliza realidade virtual para mostrar os impactos das queimadas. “É uma experiência que conscientiza”, disse o professor Caio Valente, visitante da feira.

O Salão Internacional de Turismo destaca a cultura e a gastronomia baiana como ferramentas de atração de investimentos e geração de negócios.

No campo econômico, a Fenagro deve movimentar mais de R$ 120 milhões em negócios diretos envolvendo máquinas, insumos e animais, com leilões estimados em mais de R$ 8 milhões.

Inclusão produtiva e protagonismo juvenil

A Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) participa com 21 empreendimentos liderados por mulheres no pavilhão Feira das Feiras, ampliando oportunidades de renda e promovendo autonomia econômica.

Já a Secretaria da Educação apresenta artigos produzidos pelas escolas-fábricas da rede estadual — de alimentos a peças em couro — aproximando formação técnica e demandas dos territórios. Estudantes demonstram processos, explicam pesquisas e reforçam o protagonismo juvenil dentro da feira.