Últimas notícias

Felicidade como Estratégia de Negócio é tema do CEO Fórum na FIEB

Felicidade como Estratégia de Negócio é tema do CEO Fórum na FIEB
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

21/06/2024 3:30pm

Foto: Adam Vidal

O CEO Fórum Bahia, promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), reuniu executivos C-levels na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) na noite desta quarta-feira (19) para discutir a felicidade como uma estratégia de negócios. O evento contou com a participação de especialistas renomados no tema.

Pedro Dornas, head da Amcham Bahia, conduziu o evento e apresentou os resultados da Pesquisa Panorama Liderança, realizada em parceria com a Humanizadas. A pesquisa entrevistou 780 executivos em todo o Brasil, revelando que 94% das lideranças acreditam que estratégias de bem-estar e felicidade aumentam a produtividade e o engajamento dos colaboradores, impactando positivamente os lucros.

“Os transtornos mentais são uma das principais causas de afastamento do trabalho no Brasil, com mais de 280 mil casos em 2023. Propósito, produtividade, inovação, absenteísmo, segurança no trabalho e a capacidade de atrair e reter colaboradores estão fortemente relacionados à felicidade no ambiente empresarial”, afirmou Dornas.

O painel principal, mediado por Vinicius Kitahara, fundador da Vinning - Consultoria de Felicidade Corporativa, contou com a participação de Livia Azevedo, diretora de Felicidade da Heineken Brasil, Luiz de Mendonça, CEO da Acelen, Átila Cabral, CEO da Paramour, e Lorice Scalise, CEO da Roche.

Livia Azevedo destacou que a Heineken Brasil investe na ciência da felicidade, promovendo programas de voluntariado e formação de liderança para garantir um ambiente de trabalho seguro e positivo. “Optamos pelo conhecimento para criar um ambiente onde os colaboradores possam expressar suas ideias sem medo de julgamento, utilizando todo seu potencial”, disse Azevedo.

Átila Cabral ressaltou que no varejo, a percepção de valor de um produto está ligada ao bem-estar das vendedoras. “A felicidade é a matéria-prima que molda o comportamento de quem representa a marca, agregando valor ao produto”, explicou Cabral. Luiz de Mendonça enfatizou a importância da liderança como exemplo motivador. “Nossa empresa, criada há três anos, já nasceu com a missão de ser moderna, investindo na formação de lideranças que transmitam confiança, alegria e respeito, criando um ambiente positivo”, disse Mendonça.

Além dos painelistas, o evento contou com a presença de influentes empresários brasileiros, como Alessandra Cavalcanti, superintendente da Amcham Brasil, e Paulo Rogério Nunes, cofundador da Vale do Dendê. Nunes destacou a inovação presente nas comunidades periféricas e a importância da diversidade em todos os setores da empresa para criar novos produtos e serviços.

O evento também incluiu uma sessão de Mindfulness: Ritual de Atenção Plena, ministrada pelo instrutor Thiago Arruda, proporcionando aos convidados uma experiência de meditação guiada.