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Fase de Expansão: Prima Empreendimentos busca novos mercados turísticos e imobiliários

Fase de Expansão: Prima Empreendimentos busca novos mercados turísticos e imobiliários
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

10/05/2023 12:36am

Este ano, a incorporadora brasileira com sede em Salvador/Bahia, Prima Empreendimentos, completa 18 anos internalizando conhecimento e tradição empresarial. Com operações já presentes em Salvador e em Baixio, Litoral Norte da Bahia, a empresa entra em uma fase de expansão nos mercados em que atua e em busca de novos mercados. Tem como principais linhas de negócios, projetos turísticos e imobiliários de alto padrão, reconhecidos no Brasil, que trazem em comum a inovação e os princípios da sustentabilidade.

A Prima tem projetos em execução e em desenvolvimento, que juntos somam mais de R$1,2 bilhões apenas no mercado de Salvador, com a geração de aproximadamente 1.800 empregos diretos. A incorporadora está realizando em Baixio, Litoral Norte da Bahia, o maior investimento turístico e imobiliário do Brasil, da ordem de R$ 3,2 bilhões, dentro de um plano de desenvolvimento intensivo de 6 anos, com a previsão de geração de 10.500 empregos. Recentemente anunciou o lançamento do Anantara Mamucabo - primeira propriedade hoteleira da marca de luxo Anantara da América do Sul, que será implantada na localidade.

"Temos como principais desafios o desenvolvimento de regiões com potencial turístico, construção de polos imobiliários e hoteleiros com elevado padrão de qualidade, localização e serviços, bem como a participação cidadã com respeito às características históricas, geográficas e culturais das comunidades onde atuamos", pontua o presidente da Prima, Rubén Escartín.

Para adequar a companhia a este crescimento sustentável, a Prima inaugurou a nova sede com edifício corporativo próprio no coração do Horto Florestal, que reúne grande estrutura técnica, de serviços e comercial. De acordo com o diretor Comercial e de Marketing, Christiano Polillo, houve também a necessidade de reestruturação do setor comercial para acompanhar o plano acelerado de expansão. “O novo também está presente em todas as etapas da nossa jornada, sendo essencial a adequação do ecossistema interno com novos formatos e procedimentos, além de uma releitura da relação e da abordagem com o mercado imobiliário”, detalha.

Polillo acrescenta que, com toda essa expansão, tornou-se evidente a busca pelo desenvolvimento de práticas comerciais disruptivas, a exemplo do lançamento do Projeto "Eu Vendo Prima”, o maior programa de capacitação e valorização de corretores de imóveis que veio para revolucionar o mercado imobiliário. A ideia é dar o devido protagonismo ao profissional que é parte fundamental da cadeia produtiva.

O projeto é composto por três pilares essenciais: o “Social”, com foco no desenvolvimento e na capacitação de profissionais através da "Academia Eu Vendo Prima", tendo a Prima um papel de agente transformador na vida dos corretores de imóveis; o “Tecnológico” com a utilização de recursos inovadores e uma imersão no universo digital através do Portal e da Comunidade Eu Vendo Prima; e o  “Disruptivo” com um programa de gamificação que vai estimular e amplificar o engajamento dos participantes, permitindo assim que a empresa seja capaz de alcançar efetivamente novos mercados e expandir sua atuação por meio do universo digital.

Ao longo dos anos a empresa firmou grandes parcerias para somar forças nos negócios, como é o caso do grupo espanhol Acciona, com o qual já realizou dois lançamento na capital baiana, sendo o Morro Ipiranga Residence, localizado no cartão postal da cidade, no bairro da Barra, e o Sublime Horto House, primeiro residencial Triple A sustentável do Norte/Nordeste com certificação internacional Green Building Council a ser construído na capital baiana, que traz uma piscina privativa por apartamento e pool de diferenciais nunca vistos no mercado imobiliário do estado

A área de incorporação e engenharia vai movimentar um grande volume de negócios neste ano de 2023 em Salvador. “Além dos projetos em curso, também estamos em fase de captação de mais dois novos empreendimentos em áreas nobres com Valor Geral de Vendas de R$ 1.8 bilhão”, revela o diretor de engenharia, Luciano Carneiro.

Uma evidência do compromisso da Prima com a sustentabilidade foi a criação da nova diretoria dedicada ao Destino Baixio, que tem o objetivo de consolidar o posicionamento da localidade no mercado turístico nacional e internacional, como um destino sustentável, autêntico e exclusivo. “Essa consolidação do modelo de sustentabilidade em equilíbrio é possível com a adoção do modelo de gestão que estamos construindo em Baixio, alinhado com as melhores práticas ESG, com o foco no desenvolvimento urbano, social, ambiental e econômico de forma integrada”, afirma Antônio Barretto Junior, diretor do Destino Baixio.

Segundo Luciano Lopes, diretor executivo da Prima e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Regional Bahia – ABIH-BA, o mercado turístico doméstico representa de 90% a 95% do consumo de turismo no Brasil, sendo estimadas 190 milhões de viagens nesse segmento ao ano. Na Bahia, 50% dos visitantes são oriundos do próprio estado, seguido de 25% da Região Sudeste vindos de São Paulo (12%), Minas Gerais (7,2%) e Rio de Janeiro (5,8%). Já os turistas internacionais contabilizam 6,6 milhões ao ano (nível pré-pandemia).

“Com o objetivo de fortalecer o turismo na Bahia, a Prima atua fortemente no mercado hoteleiro. Atualmente é proprietária do Hotel Fasano Salvador, na Praça Castro Alves; do Hotel Boutique & SPA Ponta de Inhambupe By Slavieiro e da Pousada Aldeola By Slavieiro, ambos em Baixo. Futuramente dará início às obras do Anantara Mamucabo, com previsão de entrega em 2026, e do Fasano, com finalização prevista para 2027”, acrescenta Lopes.

A incorporadora é responsável por assinar projetos de alto padrão que trazem, em comum, a inovação e os princípios da sustentabilidade