Últimas notícias

Faltam 100 dias para a Bienal do livro da Bahia

Pedro Rhuas é o primeiro nome confirmado para evento que acontece de 10 a 15 de novembro, no Centro de Convenções Salvador

Faltam 100 dias para a Bienal do livro da Bahia
Da Redação

Da Redação

01/08/2022 7:41pm

Faltam 100 dias para a Bienal do Livro da Bahia, o principal evento de Literatura e Cultura do Nordeste. A expectativa da organização é que cerca de 100 mil pessoas participem dos grandes encontros, reencontros, debates e de momentos de muita diversão. A Bienal retorna a Salvador após quase 10 anos, e será realizada no Centro de Convenções Salvador, de 10 a 15 de novembro.  

O primeiro nome confirmado na grade de programação é um dos mais pedidos nas redes sociais: Pedro Rhuas, escritor best-seller e cantor pop, autor de “Enquanto eu não te encontro” e “O mar me levou a você”. Uma das mesas que Rhuas participará é: “A gente se lê no TikTok: como o Tiktok está transformando a forma como lemos e divulgamos nossos livros e leituras hoje”. 

“Em um momento efervescente para o mercado editorial, com as redes mostrando interesse cada vez maior e ativo do público jovem com os livros, a Bienal da Bahia já é bastante aguardada”, aponta Rhuas. “A ideia é dialogar e consolidar esse público que se apaixonou por livros na pandemia, fortalecendo também o Nordeste em um momento de retomada. Não vejo a hora de encontrar meus leitores em Salvador”, disse.

Provando ser muito mais que um festival internacional de Literatura, a Bienal, além de contar com mais de 200 expositores e grandes autores apresentando seus lançamentos, terá também espaços de conteúdos promovendo assuntos importantes, atrações musicais, e uma área pensada com carinho para o público infantil, que irá estimular ainda mais a criatividade das crianças. Os jornalistas Josélia Aguiar, Schneider Carpeggiani e Mira Silva serão os curadores do Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil, respectivamente. 

Calendário cultural

A Bienal Bahia teve sua primeira edição em 1996 e já fazia parte do calendário de eventos da capital baiana, com números sempre crescentes e agora, em 2022, o evento volta a acontecer num formato ainda mais robusto, com novas experiências para o público e, com realização da GL events —  grupo responsável também pela Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro e administradora do Centro de Convenções  Salvador  — a ideia é consolidar o evento no calendário cultural da região. 

"O público de Salvador respira cultura e está ávido por esse retorno da Bienal. O momento é oportuno e estamos com uma programação plural, diversa, com temas extremamente necessários de serem discutidos nos dias de hoje. Sem dúvida, vai agradar os leitores de todas as idades", afirma Keila Kerber, diretora do evento.

De acordo com Kerber, a Bienal tem como principal objetivo estimular o hábito da leitura para mudar o país e já recebeu em Salvador mais de milhares de crianças só através da visitação escolar.

A Bienal Bahia tem apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo e vai reunir os principais players do mercado, autores e formadores de opinião em uma programação cultural para toda família. A assessoria de imprensa responsável, mais uma vez, é a Via Press comunicação.