Mais de 10 mil pessoas participaram da Expo Favela Innovation Bahia, que aconteceu este final de semana em Lauro de Freitas, no Parque Shopping Bahia. A iniciativa, que uniu o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor com o objetivo em comum de potencializar os negócios das favelas, selecionou dez empreendedores baianos que residem em áreas periféricas para a etapa final, que acontece em dezembro em São Paulo.
São eles: Camila Reis da Silva (Óleos da Mi), Iago Silva dos Santos (Trazfavela), Mozart Santos Estrela (Mais Solidário Bolsas de Estudos), Nilza Carla Leal dos Santos (JO+ Absorvente Dérmico), Raimundo Anunciação Santos Filho (Ubuntu), Roseane Braga do Carmo (Rose Braga Culinária Afro Indígena), Roseane Vieira Moreira (Minha Cesta), Marilucia Ribeiro Da Silva Luz (Rh de Favela), Lindomar Pereira Santos (Negus Percussão), Vanessa Luz Bitencourt (Chupada Gourmet).
“As pessoas estão começando a enxergar a favela como território de potência. Estamos virando essa chave. 844 empreendedores da favela com o perfil de inovação fizeram suas inscrições no site do evento. A curadoria precisava selecionar 50, mas conseguimos ampliar esse número para 60, visando apoiar mais empreendimentos. Além disso, criamos o espaço do Camelódromo, para abraçar ainda mais negócios da periferia e mostrá-los para o mundo”, conta Márcio Lima, presidente da Cufa Bahia e vice-presidente da Cufa nacional.
Ao longo dos dois dias de evento, passaram pelos palcos da Expo Favela Innovation Bahia 2023 grandes nomes do empreendedorismo e ativismo social, e artistas já consagrados pelo grande público, a exemplo dos cantores Igor Kannário e MV Bill; do ator Sulivã Bispo; da promotora de justiça Lívia Vaz; da diretora Latam de diversidade, Grazi Mendes; da CEO do Corujão, Daniela Lacerda; e da coordenadora de responsabilidade socioambiental do iFood, Daniela Sá.
A Expo Favela Innovation Bahia é uma realização da Favela Holding, parceria social Cufa (Central Única das Favelas), projeto Resgaty e produção Patativa Comunicação; com patrocínio do Sebrae, CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Bracell; com apoio do Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Lauro de Freitas, Parque Shopping Bahia e Gol; e promoção da TV Bahia.