Com o objetivo de promover trocas de experiências e repensar o desenvolvimento da cultura regional, a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) promove o I Encontro Ibero-Americano de Cultura nos dias 11 e 12 de abril, em Salvador, após realização do evento no Museu de Arte do Rio (MAR), na capital fluminense, entre os dias 8 e 10 do mesmo mês. O Encontro antecede a Conferência Ibero-americana de Ministros e Ministras da Cultura, que será realizada em Quito, no Equador, ainda este ano.
Sob o tema "Cultura e desenvolvimento sustentável para a construção de uma agenda compartilhada", o evento, que será realizado na Casa das Histórias de Salvador, no bairro do Comércio, também busca refletir sobre Indústrias Culturais e Criativas, Educação Cultural e Artística, Cultura e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Cultural.
"O I Encontro Ibero-americano de Cultura da OEI promoverá o diálogo com especialistas de 19 nacionalidades, que oferecem a oportunidade única de consolidar um trabalho que é coletivo. Congregar esses atores sem dúvida contribui para aquela que é a missão da OEI, onde concebemos a educação, a ciência e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento humano e gerador de oportunidades”, afirma Raphael Callou, Diretor-Geral de Cultura da OEI.
A agenda do encontro inclui reuniões de trabalho e painéis com a participação de mais de 50 especialistas e autoridades culturais ibero-americanos, como Pedro Tourinho, Secretário de Cultura e Turismo de Salvador; João Jorge Rodrigues, Presidente da Fundação Palmares; Yeison García, Diretor do Centro Cultural “Espacio Afro” (Madri); Marcelo Campos, Curador-chefe do Museu de Arte do Rio; Katti Osorio, Presidente do ICOMOS Panamá; Jordi Tresserras, Diretor do Laboratório em Patrimônio e Turismo Cultural da Universidade de Barcelona e ex-presidente do ICOMOS Espanha; João Alegria, Secretário-Geral da Fundação Roberto Marinho; Marcus Faustini, ex-secretário de cultura do Rio de Janeiro e Gemma Carbó, Diretora do Museu da Vida Rural da Fundação Carulla e Presidenta da ConArte Internacional.
O secretário Pedro Tourinho destaca a atuação da OEI na gestão da Casa das Histórias de Salvador e da Galeria Mercado, recém inauguradas. “A OEI é uma importante parceira da Prefeitura de Salvador no desenvolvimento da cultura e na gestão de nossos equipamentos culturais, receber seu encontro internacional em nossa casa é uma alegria e uma honra para toda a cidade”, afirma.
Durante os dois dias de programação, os presentes debatem sobre as oportunidades e os desafios que a região enfrenta na efetivação dos direitos culturais, buscando assegurar a participação da sociedade na vida cultural, além de compreender melhor os efeitos da tecnologia sobre o setor, entre outras questões.
O primeiro dia do evento será marcado por discussões sobre a cultura afrodescendente e o decolonialismo. O encontro será um espaço de debate para discutir práticas antirracistas e decoloniais nos espaços culturais, promovendo um amplo diálogo sobre como as comunidades e grupos minoritários podem influenciar e transformar as narrativas predominantes e conta com dois painéis: “Diversidade Cultural e Interculturalidade: Reimaginando a Cultura Ibero-Americana” e "A Gestão Cultural sob uma Perspectiva Afrodescendente".
Já no segundo e último dia, o fórum abordará a contribuição do setor cultural ao desenvolvimento sustentável. Na oportunidade, será apresentado o Relatório "Biodiversidade e o direito de participar na vida cultural"; o painel "Cultura e sustentabilidade de forma transversal: desafios e práticas", além de um diálogo aberto sobre "Cultura e impacto social"
Os fóruns são abertos ao público. Para participar, os interessados devem se inscrever antecipadamente por meio deste link. Confira a programação completa no site.