Escola de idiomas de Salvador realiza evento que discute a importância da inclusão nas diversas realidades
Com entrada gratuita, o projeto realizará oficinas, exposições e rodas de conversa sobre a temática da inclusão além das práticas assistencialistas
O primeiro passo para tornar a sociedade mais democrática para todos é fortalecer a acessibilidade como uma ferramenta de inclusão nas diversas esferas sociais. De olho nesse debate, a Associação Cultural Brasil – Estados Unidos (ACBEU), promoverá a quarta edição do Literart no próximo dia 18 de novembro, das 9h às 13h. Com um olhar direcionado para todos os públicos e aberto para a comunidade, o evento tem como tema: “Aproximar realidades diversas e demonstrar que, no final do dia, não somos tão diferentes assim”, de modo a celebrar a inclusão e a capacidade de superar obstáculos.
A programação conta com atrações diversificadas, a fim de promover ações que possam aproximar pessoas das mais diversas realidades, indo além das práticas assistencialistas e desafiando o capacitismo. Entre as atividades, estão: a mesa de conversa “Para Além da Inclusão”, com Cláudia Lima e Celina Bezerra; Experimentação da Biblioterapia, com as autoras de literatura infantil Debora Miranda e Francineide Souza.
Também faz parte da programação a oficina de Yoga do Riso com Eliene de Jesus, professora de Yoga do Riso pela Laughter Yoga Internacional. A técnica, que combina exercícios corporais lúdicos com auxílio de exercícios respiratórios, permitirá aos participantes um fortalecimento do sistema imunológico do corpo, auxiliando na manutenção da saúde.
Além disso, o Artivista Will Carvajal realizará a oficina de papel Machê “Para fluir: Eu sou assim e estou aqui”, além de apresentar a exposição “Bonecas Dissidentes”, uma série de esculturas que representam o corpo como um território inacabado, transitório, volátil, maleável, moldável e fluido. A mostra foi idealizada a partir do trabalho desenvolvido pelo artista, que é formado em Serviço Social, no qual investiga a violência vivenciada por pessoas trans e não-binárias.
“A forma como a sociedade está se constituindo, demostra que abraçar a inclusão não é apenas uma escolha; é uma necessidade. A ACBEU através de ações voltadas para a diversidade e inclusão, assume o compromisso com a sociedade de tratar sobre assuntos tão importantes. Onde, na quarta edição do Literart, busca - Aproximar realidades diversas e demonstrar que, no final do dia, não somos tão diferentes assim”, ressalta Adriana Rupp, coordenadora acadêmica do ACBEU Educational Solutions.
O Literart - 4ª edição acontece no dia 18 de novembro, sábado, das 9h às 13h, no Makerspace da ACBEU, localizado na Av. Prof. Magalhães Neto, 1520 - Pituba. A entrada é gratuita e não solicita inscrição prévia. Abaixo, confira a programação completa do evento.
IV LITERART - Programação
9h às 9h15: Abertura - Sem capacitismos, capacidade múltiplas, Artmill.
9:15 às 9h30: Abertura - Fala institucional (Adriana Hupp);
9:30 às 9h40: Convite para a Oficina de papel Machê - “Para fluir: Eu sou assim e estou aqui”, com Will Carvaja;
9h30 às 10h30: Mesa – para Além da Inclusão, Cláudia Lima e Celina Bezerra;
10h30 às 11h: Intervalo (estande de livros, massagem às cegas; cantina, oficina e exposição das bonecas dissidentes);
11h às 11h30: Experimentação, Oficina de Ioga do riso com Eliene de Jesus;
11h30 às 12h: Experimentação/Oficina com Francineide e Debora, Experimentação da Biblioterapia.