Últimas notícias

Entenda o porquê do dia do samba ser celebrado em 2 de dezembro

Entenda o porquê do dia do samba ser celebrado em 2 de dezembro
Da Redação

Da Redação

02/12/2024 5:00pm

O Dia Nacional do Samba é comemorado todo 2 de dezembro no Brasil, uma data que celebra o ritmo mais popular do País. Embora a homenagem tenha sido oficializada apenas em 2007, o Dia do Samba já era celebrado informalmente muito antes.

Duas versões para a escolha da data

Existem duas histórias principais que explicam o motivo de 2 de dezembro ter se tornado tão importante para os sambistas. A primeira remonta a 1940, quando o compositor Ary Barroso visitou Salvador pela primeira vez. A visita simbolizou a união dos dois berços do samba, Rio de Janeiro e Salvador, cujas rivalidades históricas sobre a origem do gênero musical são bem conhecidas.

Outra versão remonta ao "Trem do Samba", evento que reúne a Velha Guarda da Portela na Central do Brasil, e que teve sua primeira edição em 1996.

Foi só com a Lei nº 11.634, de autoria do deputado Indio da Costa, que a data foi oficializada como o Dia Nacional do Samba. Em sua justificativa, o parlamentar destacou que a origem do samba poderia ser uma questão acadêmica, mas o fato incontestável era que o samba era essencialmente brasileiro, com uma relevância cultural indiscutível no País.

Importância cultural

Após mais de 100 anos da primeira gravação do samba, o gênero musical continua sendo um dos mais importantes do Brasil, representando a identidade artística e social do País.

Em São Paulo, também nasceram grandes sambistas, como Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini, Geraldo Filme, Péricles, Germano Mathias e Dona Inah. Além disso, bairros como Barra Funda e Bela Vista são emblemáticos para o gênero, com a Barra Funda recentemente recebendo uma estátua em homenagem a Geraldo Filme.

O Dia Nacional do Samba, portanto, é mais do que uma data comemorativa: é uma celebração do legado cultural e da tradição de um dos maiores símbolos da música brasileira.