Foto: Ascom/FAEB
Nesta segunda-feira (29), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio) e a Federação do Transporte Rodoviário da Bahia e Sergipe (Fetrabase) realizaram um encontro com os dois pré-candidatos mais bem posicionados na corrida eleitoral para a prefeitura de Salvador. O evento, realizado no Teatro Sesc Casa do Comércio, contou com a presença de Bruno Reis (União Brasil) e Geraldo Júnior (MDB), que apresentaram suas propostas voltadas ao desenvolvimento econômico da capital baiana para uma plateia de empresários de diversos setores.
“Esse encontro é muito simbólico, pois aproxima as entidades civis dos candidatos, ajustando um diálogo que permite ao setor empresarial, responsável pela geração de emprego e renda na cidade, contribuir na elaboração de políticas públicas de incentivo ao setor produtivo, seja ele agropecuário, industrial, comercial ou de bens e serviços. Sou municipalista por convicção e defendo que o município é a célula mais importante da nação. Não adianta buscar soluções nos governos estadual e federal se não investirmos nos municípios. É nele que vivemos e por isso precisamos dar a nossa contribuição. Melhorar esse ambiente não é dever apenas dos governos, mas de todos nós cidadãos”, afirmou Humberto Miranda, presidente da Faeb.
Por sorteio, Bruno Reis foi o primeiro a falar. Durante 30 minutos, ele fez um balanço de sua gestão e apresentou suas propostas para um possível segundo mandato. Em seguida, Geraldo Júnior teve o mesmo tempo para contextualizar o cenário atual e expor suas propostas para os próximos quatro anos. Cada candidato respondeu a quatro perguntas formuladas por representantes de cada federação, abordando temas como agronegócio, indústria, transporte e comércio.
Ao final do evento, um documento assinado por todas as entidades de classe foi entregue aos pré-candidatos. O documento reúne demandas de cada setor e sugestões de políticas de incentivo para impulsionar a produção no estado e promover o desenvolvimento econômico.
O presidente da Fecomércio, Kelsor Fernandes, destacou a importância de incentivos fiscais e tributários para o crescimento da economia terciária e a geração de emprego e renda em Salvador. “Queremos ajudar a construir uma política pública com esse olhar para o setor”, ressaltou.
Além do desenvolvimento econômico, os candidatos foram questionados sobre direitos básicos como saúde, educação, segurança e transporte. Décio Barros, presidente da Fetrabase, cobrou avanços na mobilidade urbana. “O transporte cumpre também um papel social e ambiental. As políticas públicas para o setor têm que estar alinhadas com esses parâmetros”, afirmou.