O empresário Ricardo Alban, atual presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), foi eleito presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em eleição realizada nesta quarta-feira (03). Alban assume a presidência da CNI no dia 31 de outubro e terá um mandato de quatro anos.
A chapa de Alban foi eleita por unanimidade e é composta por cinco vice-presidentes executivos representando as indústrias de cada uma das regiões do país. Alban declarou que sua eleição representa a união das federações de indústrias do país em torno de um projeto de revitalização do setor e que trabalhará para materializar o apoio à indústria já manifestado pelas lideranças políticas nacionais e regionais.
O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, elogiou a atuação de Alban à frente da FIEB e disse ter a convicção de que ele terá um mandato pautado no fortalecimento do setor e na continuidade da retomada da indústria brasileira.
Trajetória - Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia, e Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Bahia, Alban trabalhou no Citibank no início dos anos 1980 e, desde 1987, é sócio-diretor da Biscoitos Tupy, tradicional fábrica de alimentos baiana fundada por sua família.
Ao longo de sua trajetória profissional, sempre se dedicou a promover a indústria por meio de participação ativa em entidades empresariais e de desenvolvimento regional.
O atual presidente da FIEB é o segundo industrial baiano a ser escolhido para dirigir a Confederação. O primeiro foi o empresário industrial e deputado federal Augusto Viana Ribeiro dos Santos, mais conhecido como Augusto Viana, que presidiu a CNI entre 1954 e 1956.
Aos 63 anos, e à frente da FIEB desde 2014, quando se elegeu primeiro vice-presidente, na chapa liderada por Carlos Gilberto Farias, Ricardo Alban assumiu a presidência, após a morte do empresário. Em 2018, foi eleito para dirigir a FIEB e o Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Em 2022, renovou o mandato, reeleito para o quadriênio 2022-2026.
Sob a liderança de Ricardo Alban, a FIEB ampliou sua atuação, expandindo suas atividades para o interior do estado. Foram realizados investimentos na construção de Unidades Integradas do Sistema FIEB nas principais cidades do interior, levando os serviços e o know-how de inovação do SESI, SENAI, IEL E CIEB.