Calor em alta: dicas para cuidar da saúde durante as ondas de calor neste verão
Foto: Imagem gerada por IA Com temperaturas próximas ou acima de 40 °C em algumas regiões da Bahia neste verão, as chamadas ondas de calor têm colocado a ...
Foto: Ascom Embasa
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) concluiu, na manhã desta quarta-feira (7), a operação de manutenção e melhorias no sistema integrado de abastecimento, iniciando o processo de retomada do fornecimento de água em Salvador e outros 12 municípios da Região Metropolitana e do Recôncavo Baiano.
De acordo com a empresa, a retomada do serviço é gradual e técnica, já que envolve etapas como captação da água na barragem, tratamento e envio aos reservatórios de distribuição, como os de Cabula, Campinas de Brotas, Dunas e Águas Claras. A normalização completa pode levar até 48 horas em alguns imóveis, especialmente aqueles localizados em áreas elevadas ou nas extremidades da rede.
“A água não chega com um clique, como a energia elétrica. Ela percorre milhares de quilômetros de tubulação. Em Salvador, por exemplo, são mais de cinco mil quilômetros de rede”, explica Joana Rolemberg, diretora de operações da Embasa na RMS. Ela reforça que a pressão precisa ser estabilizada para evitar vazamentos ou outros problemas, e orienta o uso consciente da água nesse período de regularização.
Durante o processo, o abastecimento alternativo por carro-pipa seguirá disponível, com prioridade para unidades de saúde.
Balanço da operação
A força-tarefa, iniciada na madrugada de terça-feira (6), envolveu cerca de 500 profissionais e 50 frentes de trabalho. A maioria dos serviços foi finalizada ainda na noite de ontem. Apenas duas intervenções de maior complexidade foram concluídas na manhã de hoje, viabilizando o retorno completo das operações.
Com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, a operação contemplou uma série de ações estratégicas, como a ligação da adutora principal ao reservatório da Gomeia (em São Caetano), substituição de válvulas e registros na estação de tratamento de Candeias, melhorias em sistemas de bombeamento nas barragens de Pedra do Cavalo e Joanes 2, além da revisão elétrica e limpeza de estruturas operacionais.
Municípios com abastecimento em retomada gradativa:
Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus, parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha), Santo Amaro, Saubara, Terra Nova, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues.
Foto: Imagem gerada por IA Com temperaturas próximas ou acima de 40 °C em algumas regiões da Bahia neste verão, as chamadas ondas de calor têm colocado a ...
Fernando Barbosa IPAC O Museu do Recôncavo Wanderley Pinho marcou o início de sua nova fase com a visita de mais de 5 mil pessoas nos primeiros 30 dias ap...
Fotos: Cleiton Ramos/ Divulgação/ Pé Quente Publicidade A Bahia encerrou 2025 com um desempenho que chama atenção no mercado de veículos usados e seminovo...