Calor em alta: dicas para cuidar da saúde durante as ondas de calor neste verão
Foto: Imagem gerada por IA Com temperaturas próximas ou acima de 40 °C em algumas regiões da Bahia neste verão, as chamadas ondas de calor têm colocado a ...
Foto: iStock
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) deu mais um passo decisivo rumo à descarbonização de suas operações. No último dia 28 de maio, foi publicado o novo edital de licitação para locação de usinas de geração de energia renovável, no modelo de geração distribuída/autoconsumo. A iniciativa integra o Programa de Energia Renovável da companhia, que já é referência no setor de saneamento básico no Brasil.
A licitação, com abertura prevista para o dia 18 de junho, tem como foco o atendimento às estações de baixa tensão da Embasa, responsáveis por cerca de 5% do consumo energético da empresa — o equivalente a 30 MW. As unidades de alta tensão, com maior demanda, já foram contempladas em etapas anteriores do programa.
Poderão participar do processo usinas movidas a energia solar, eólica, biomassa ou pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), desde que estejam localizadas na Bahia e prontas para operação em até 90 dias após a assinatura do contrato.
Segundo Thiago Ferreira, gerente de Energia Elétrica da Embasa, a medida representa um marco na estratégia de ampliação do uso de energias renováveis da empresa. “Com essa contratação, mais de 3 mil unidades da companhia passarão a ser abastecidas por fontes limpas, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade, a eficiência e a redução de custos operacionais”, afirmou.
A Embasa é atualmente a empresa que mais utiliza energia renovável proporcionalmente no setor de saneamento brasileiro. O reconhecimento à sua atuação veio com prêmios em importantes eventos do setor: segundo lugar na categoria Potência, no GRI Infra Awards Brazil 2024, em São Paulo, e terceiro lugar em Transição Energética, no I Prêmio Nacional Universalizar, em Brasília.
O Programa de Energia Renovável foi criado com o objetivo de fazer frente à urgência da transição energética, aliando inovação tecnológica à responsabilidade ambiental. A meta é que, até 2026, 100% da energia consumida pela Embasa seja proveniente de fontes renováveis.
Mais informações sobre o edital e documentos técnicos estão disponíveis no site www.embasa.ba.gov.br/licitacoes
Foto: Imagem gerada por IA Com temperaturas próximas ou acima de 40 °C em algumas regiões da Bahia neste verão, as chamadas ondas de calor têm colocado a ...
Fernando Barbosa IPAC O Museu do Recôncavo Wanderley Pinho marcou o início de sua nova fase com a visita de mais de 5 mil pessoas nos primeiros 30 dias ap...
Fotos: Cleiton Ramos/ Divulgação/ Pé Quente Publicidade A Bahia encerrou 2025 com um desempenho que chama atenção no mercado de veículos usados e seminovo...