Últimas notícias

Em março, acontece encontro internacional entre mulheres poetas

Evento online acontece no dia 19 de março, com transmissão ao vivo e aberta ao público em geral, pelo canal do Instituto Cervantes Salvador no YouTube.

Em março, acontece encontro internacional entre mulheres poetas
Da Redação

Da Redação

11/03/2021 3:00pm

No mês dedicado às comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, o Instituto Cervantes, Centro Cultural da Espanha em Salvador, juntamente com o Instituto Cervantes Recife, promove um encontro internacional entre mulheres poetas que transitam entre as literaturas de língua espanhola e portuguesa.

As artistas vão se reunir virtualmente no dia 19 de março, às 18h, no Cartografias Hispano-Latino-Americanas – Vozes de Mulheres, com transmissão aberta ao público em geral, ao vivo, pelo canal do Instituto Cervantes Salvador no YouTube (https://bit.ly/3c8tI0S).

As seis protagonistas do encontro internacional são: as poetas Irina Henríquez (colombiana), Esther Blanco (espanhola), Micheliny Verunschk (pernambucana), Marta López Vilar (espanhola), e as escritoras baianas Lilian Almeida e Clarissa Macedo.

Durante uma hora e meia de conversas, sob a mediação da escritora Clarissa Macedo, serão discutidos os projetos nos quais as autoras são protagonistas e de que modo a atuação feminina contribui para o cenário das literaturas como um importante instrumento de tomada de consciência e redefinição dos papéis da mulher na sociedade.

O evento é uma realização conjunta entre os Institutos Cervantes Salvador e Recife, com a colaboração das outras sedes do Instituto no país.


SERVIÇO

Evento: Encontro internacional de poetas Cartografias Hispano-Latino-Americanas – Vozes de Mulheres

Quando: Sexta-feira, dia 19 de março de 2021, às 18h

Onde: Canal do Instituto Cervantes Salvador no Youtube

Endereçohttps://bit.ly/3c8tI0S

Quanto: Gratuito e aberto ao público

Duração: 1h30

Mais informaçõeshttps://bit.ly/3kVRxNh


Participantes:

IRINA HENRÍQUEZ é poeta Colombiana e produtora de cinema. Publicou o livro A ponto de cair -poesia- (Ediciones Corazón de mango, 2012). Seus poemas foram publicados em coletâneas e revistas da Colômbia, Equador, Argentina, Brasil, Espanha, Inglaterra, e traduzido para o português e inglês. Coordenadora do Encontro Internacional de Mulheres Poetas de Cereté, Colômbia. É também autora de Memória do sonho vegetal e O som dos signos, inéditos.


ESTHER BLANCO é poeta Espanhola, formada em Literatura Hispânica, Mestre pela Universidade de Barcelona e coordenadora acadêmica do Instituto Cervantes de Salvador. Publicou seu primeiro livro de poemas em 2016, Arena de los días/Areia dos dias, em edição bilíngue, pela Maçã de Vidro Edições (São Paulo). Foi poeta convidada em 2020 no Encontro Internacional de mulheres poetas de Cereté (Colombia). Atualmente, prepara a edição de seu segundo livro de poemas e um livro conjunto com o coletivo de mulheres “Amigas que escrevem juntas”.


LILIAN ALMEIDA é escritora baiana de Salvador e professora adjunta na Universidade do Estado da Bahia. Tem publicações em portais literários, revistas digitais, antologias e coletâneas. Participa de eventos literários no Brasil e em outros países. Publicou Todas as cartas de amor (prosa, Ed. Quarteto) em 2014, e Pulsares (Prêmio Caramurê de Literatura- Ed. Caramurê/ 2019, poesia).


CLARISSA MACEDO, é escritora Baiana, doutora em Literatura e Cultura, revisora e pesquisadora. Viaja o Brasil e o mundo levando sua literatura. Integra coletâneas, revistas, blogs e sites. Publicou três livros, dentre eles o que ganhou o Prêmio Nacional da Academia de Letras da Bahia, em 2014. Sua obra é traduzida ao espanhol e inglês. Integrou, em 2018, o Circuito de Autores do Arte da Palavra. É a idealizadora/organizadora do Encontro de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas.


MICHELINY VERUNSCHK é poeta Pernambucana e autora de vários livros de prosa. Seu primeiro romance, Nossa Teresa – vida e morte de uma santa suicida (editora Patuá, 2014) foi agraciado com o Programa Petrobras Cultural e com Prêmio São Paulo de melhor livro de 2015. É mestre em Literatura e Crítica Literária e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo. Foi membro de vários corpos de jurados de concursos literários brasileiros, entre eles o Prêmio Jabuti e o Prêmio Sesc de Literatura.


MARTA LÓPEZ VILAR é poeta Espanhola, tradutora, doutora em filologia pela Universidade Autônoma de Madri e professora da Universidade ComplutenseTem publicado “De sombras y sombreros olvidados” (Amargord, 2007. Premio Blas de Otero de Poesía), “La palabra esperada” (Hiperión, 2007. Premio Arte Joven de Poesía de la Comunidad de Madrid), “En las aguas de octubre” (Bartleby, 2016) e “El Gran Bosque” (Pre-Textos, 2019. Premio Internacional de Poesía Margarita Hierro). É autora da edição do libro “(Tras)lúcidas. Poesía escrita por mujeres (1980-2016)” (Bartleby, 2016). Como tradutora de literatura tem realizado a edição dos livros Duas viagens ao além (ELR Ediciones, 2005) e as Elegias de Bierville de Carles Riba (Libros del Aire, 2011). Assim também publicou traduções em catalão, português e grego em revistas como Salamandria, El Alambique, Hache ou Revista Áurea. 


Instituto Cervantes Salvador

Vinculado ao Governo da Espanha, o Instituto Cervantes promove a cultura dos países hispano falantes e oferece cursos de formação da língua espanhola. A instituição é responsável por organizar os exames para o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), assim como de expedir certificados e diplomas oficiais para os estudantes. O Instituto Cervantes completa, em 2021, 30 anos de fundação.