Últimas notícias

Em fase final de obras, Elevador do Taboão será inaugurado em agosto

Em fase final de obras, Elevador do Taboão será inaugurado em agosto
Da Redação

Da Redação

29/07/2021 12:30pm

Contagem regressiva para Salvador ter de volta o Elevador do Taboão. O ascensor está com obras em fase de conclusão e será reativado após mais de cinco décadas de abandono, tornando-se mais uma opção de deslocamento para a população entre as Cidades Alta e Baixa, nas regiões do Pelourinho e Comércio. Nesta quarta-feira (28), o prefeito Bruno Reis vistoriou as instalações e anunciou que o equipamento será inaugurado já no próximo mês.


“Esse elevador tem mais de 54 anos que não funciona. Muitos não o conhecem. Acho que as pessoas da minha geração nunca estiveram aqui e não tiveram a oportunidade de utilizá-lo. É um equipamento histórico no qual a Prefeitura está fazendo a recuperação total e que agora, no mês de agosto, será devolvido para cidade”, comunicou o prefeito, através das redes sociais.


Ele acrescentou que, além de ajudar na mobilidade, o Elevador do Taboão será mais um ponto de visitação da capital baiana, devido à história que o equipamento possui e à beleza proporcionada pelas obras no local.


Recuperação – O Elevador do Taboão, que foi construído no final do século XIX, teve o projeto de recuperação cedido para a Prefeitura pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA). O investimento é de R$5,4 milhões, provenientes de recursos municipais.


As intervenções no ascensor envolveram a restauração e modernização integral da estrutura, buscando adequá-la, inclusive, às normas técnicas vigentes de acessibilidade. O equipamento também contará com áreas de convivência com mesas, sanitários e café.


Recentemente, o Executivo municipal concluiu outros dois projetos elaborados pelo Iphan, também utilizando recursos próprios. Foram eles as obras de requalificação dos Arcos da Ladeira da Conceição e da Muralha do Frontispício de Salvador.