Fotos: André de Sá e Will Recarey
No último dia 20 de outubro, a Marina da Penha foi palco de um evento que uniu solidariedade, superação e conscientização: o Ellas Festival de Esportes Náuticos - Outubro Rosa 2024. Atletas, especialistas no combate ao câncer e centenas de participantes se reuniram para uma programação rica em diversidade e emoção, transformando o local em um centro de apoio e inspiração.
Com competições esportivas e rodas de conversa emocionantes, o festival proporcionou uma experiência imersiva em apoio mútuo e conscientização. Um dos momentos mais impactantes foi a entrega de perucas solidárias a mulheres em tratamento, um ato simbólico de carinho e empoderamento. “Foi emocionante ver tantas mulheres se unindo e se apoiando. O esporte tem esse poder transformador, e nossa missão é usar essa força para fazer a diferença na vida dessas guerreiras,” disse Agatha Wicks, diretora do evento e Presidente da AMMAR. “Cada sorriso e cada história compartilhada reforçam que estamos no caminho certo.”
Talk shows e palestras com médicos especialistas trouxeram informações cruciais sobre prevenção e tratamento do câncer, enquanto rodas de conversa ofereceram um espaço para relatos de superação. A médica Ana Paula Leal enfatizou a importância da prevenção: “Esse evento visa conscientizar e divulgar a prevenção e diagnóstico ao câncer de mama. É essencial que as mulheres cuidem da saúde, façam exames e adotem hábitos saudáveis, fundamentais para a cura.”
Entre as inspirações do evento estava Renata Bonavides, engenheira civil e atleta de canoa havaiana, embaixadora do festival. Renata, que superou um Linfoma Anaplásico de Grandes Células, tem dedicado sua vida a apoiar outras mulheres e compartilhou um depoimento inspirador: “Para quem está enfrentando um problema na vida, saiba que tudo passa. Mesmo com as tensões e dificuldades, passa. Ser embaixadora deste evento é uma honra, e fico feliz por representar tantas mulheres nesta causa tão importante do Outubro Rosa.”
A sustentabilidade também marcou presença, com uma postura de lixo zero, reforçando o compromisso com a preservação ambiental. Tata Mott, sócia de Agatha na organização, destacou o sucesso do evento como um ambiente de acolhimento e solidariedade: “Criamos um espaço que impactou cada pessoa que esteve aqui. Isso foi nossa maior recompensa.”
Representantes institucionais e apoiadores, como o Capitão dos Portos da Bahia, CMG Wellington Gagno, também prestigiaram o evento. “Este evento capitaneado pelo Grupo Ellas é de suma importância. São palestras, ações de prevenção, promoção do esporte, e para a Capitania dos Portos da Bahia é uma satisfação apoiar o Festival”, afirmou Gagno.
Com uma atmosfera vibrante, o Ellas Festival de Esportes Náuticos - Outubro Rosa transcendeu o esporte, consolidando-se como um movimento de amor, cuidado e superação.